Assembleia Municipal Jovem para apresentar as melhores ideias

Jovens podem votar nas propostas durante o dia de hoje

terça, 20 de março 2018

Cinco propostas finalistas – 1 de âmbito municipal e 4 de âmbito escolar – serão submetidas a votação na Assembleia Municipal Jovem no âmbito do Orçamento Participativo Jovem 2017-18, que decorre esta manhã no Cine-Teatro de Estarreja, com a presença de 4 centenas de estudantes estarrejenses. A votação está aberta a todos os jovens entre os 12 e os 30 anos.

Conforme previsto nas Normas de Funcionamento do OPJ, as propostas são apresentadas presencialmente pelos jovens proponentes, num máximo de 5 minutos, na Assembleia Municipal Jovem, onde serão votadas.

A votação das propostas decorre presencialmente no CTE, através de folha de voto, e por via online até às 24h00.

Liderado pelo Conselho Municipal de Juventude de Estarreja, o Orçamento Participativo Jovem pretende aproximar os jovens das decisões municipais, motivando a cidadania ativa.

10h00 Abertura

Apresentação das Propostas

Âmbito Escolar
. Sala em Cubo p/ Associação de Estudantes – Escola Secundária
. Ecrã Digital Escolar Gigante – Escola Secundária
. Egas "no ar"! – Escola Egas Moniz Avanca
. Mais e melhor equipamento para a Biblioteca – Escola Secundária

Âmbito Municipal
. FABLAB ESTARREJA

AS PROPOSTAS

FabLab Estarreja
Oficina Digital para a criação de Robôs, protótipos. Realização de workshops, palestras e eventos escolares.
Participação em feiras e eventos de Tecnologia.

Rádio Escolar – “Egas no Ar!”
A educação muito além de transmitir informações, tem por desafio formar cidadãos que saibam transformar informação em conhecimentos e em benefícios próprios e da sua comunidade. A criação de uma rádio escolar permitirá o diálogo, a comunicação e a valorização das identidades e culturas presentes na comunidade educativa, promoverá a inserção e integração de todos através de projetos que contribuam para o pleno exercício da cidadania ativa, responsável e empreendedora.
Dotará, ainda, a Escola de equipamento que permita a divulgação do PAA, que apoie eventos organizados pela comunidade escolar e respetivos parceiros/convidados. Tem potencial para desenvolver habilidades e tendências comunicacionais nos participantes, como capacidade de síntese, de raciocínio e de verbalização de ideias. Contribuirá, decerto, para uma escola mais proativa e motivadora.

Sala em cubo para Associação de estudantes
Construção de um cubo de 3 metros de lado em chapa polipropileno transparente (acrílico) e montagem no centro do polivalente da escola de modo a servir de apoio para a Associação de Estudantes do Agrupamento.

Ecrã  digital Escolar gigante
Montagem de um Ecrã digital gigante na entrada da Escola-sede para ser objeto de informação constante e atualizada de eventos e atividades, assim como de todas as notícias importantes para a comunidade escolar e seus interessados.

Mais e melhor equipamento para a Biblioteca Secundária de Estarreja
Equipar a Biblioteca da ESE com dispositivos de leitura eletrónica, E-READERS (10), refletindo as tendências atuais e a evolução da sociedade, como forma de estimular e consolidar hábitos de leitura, mais apelativa e de acordo com as preferências tecnológicas dos jovens.
 Equipar também com CACIFOS (4 conjuntos de seis divisórias individuais) para evitar situações de troca e roubo de mochilas e sacos de desporto, que costumam ficar amontoadas junto às mesas. Disseminar INOVAÇÃO TECNOLÓGICA é colher mais e melhor educação.

VOTAÇÃO ONLINE ATÉ ÀS 24h00 http://bit.ly/VOTAOPJ2018