Estarreja já respira Carnaval!
A apresentação da edição de 2017 do Carnaval de Estarreja decorreu no Café-concerto do Cine-Teatro no dia 12 de janeiro.
0 Carnaval de Estarreja está a mudar!
Um Carnaval mais participado, mais autêntico, mais criativo, mais confortável, mais atrativo. Um Carnaval que orgulhe ainda mais os Estarrejenses. A Câmara Municipal e a Associação do Carnaval de Estarreja estão a definir uma estratégia para o Carnaval de Estarreja com o principal objetivo de requalificar o evento que tanto impacto tem na cidade. É essencial criar mais e melhores condições para os grupos, bem como para todos os envolvidos e visitantes. A autarquia promoveu um estudo de diagnóstico e caracterização do Carnaval de Estarreja cuja apresentação de resultados teve lugar no dia 5 de dezembro, numa sessão que decorreu no Cine-Teatro de Estarreja. Os próximos dois anos, 2017 e 2018, serão anos de grandes mudanças para o Carnaval de Estarreja. Principalmente ao nível de quatro fatores-chave: posicionamento do evento, logística, programação e comunicação.
Rostos do Carnaval de Estarreja | Maria Arminda Leite
"Rostos do nosso Carnaval" Maria Arminda Leite, Presidente da Associação do Carnaval de Estarreja durante toda a última década do século XX. Esteve na génese do Carnaval, ainda desfila e tem muito para contar.
Carnaval de Estarreja... um novo olhar.
Rostos do nosso Carnaval | José Oliveira
Para além da paixão ao Carnaval e a saudável rivalidade pela conquista do título, o que têm em comum os Grupos de Folia e as Escolas de Samba de Estarreja? José Oliveira já percorreu uma grande parte dos grupos do nosso Carnaval para a execução dos seus carros alegóricos e é também um “Rosto do nosso Carnaval”.
Rostos do nosso Carnaval | Família Baião
Em 1968, Estarreja volta a ter nas ruas um cortejo de grandes dimensões, promovido por gentes da terra ligadas à família Figueira e à família Baião. "Houve multidão na praça, música, alegria, entusiasmo por dentro e por fora das máscaras: Houve sol e cor e um desfile com graças...", lê-se no jornal "O Concelho de Estarreja", na sua edição de 16/02/68. A família Baião sempre teve ao longo dos anos vários "Rostos de Carnaval".
Rostos do nosso Carnaval | Alexandre Camões
Um verdadeiro embaixador do Carnaval de Estarreja. O Camões (e o seu cavaquinho) é uma figura incontestável do nosso Entrudo. Mesmo longe, não esquece as origens e o seu Carnaval bate forte no coração deste folião estarrejense de gema. Não falta a um desfile mesmo estando emigrado em França e tem uma presença assídua em outros carnavais levando bem longe o nome deste Carnaval do litoral português.
Rostos do nosso Carnaval | Irmãos Ferreira
Rostos do nosso Carnaval | Família Silva
Uma paixão que se passa de pais para filhos. O Carnaval tem esta singularidade, reunir avós, filhos e netos com a mesma garra e juntos no mesmo objetivo, durante todo o ano mas, em especial, na época quente do entrudo. É o caso da família Silva, em que todos participam ativamente no nosso Carnaval!
Rostos do nosso Carnaval | Juan Rodriguez
A criatividade do Carnaval de Estarreja começa a ser traçada numa folha de papel. Os projetistas são fundamentais na conceção de todo um projeto de Carnaval, pensando cada pormenor das fantasias e da história que se quer transmitir durante o desfile, bem como no processo de confeção. Como se cria e desenvolve um projeto destes? Juan Rodriguez, um dos Rostos do nosso Carnaval, dá-nos algumas dicas.
BioRace Challenge 2017 - Corrida de Obstáculos
23 setembro 2017 [Percursos BioRia, Estarreja] Um desafio para os mais destemidos! Os percursos pedestres e cicláveis do BioRia e o Baixo Vouga Lagunar, Estarreja, são o palco desta prova onde, para além de correr, os participantes terão de superar vários obstáculos, com diferentes níveis de dificuldade. Em pleno contacto com a natureza, os participantes terão pela frente uma desafiante e divertida corrida de 10 kms com obstáculos. O evento dá a conhecer a belíssima zona do Baixo Vouga Lagunar, mais propriamente os Percursos BioRia.
ENCONTRO D’ÁGUAS - Segredos da Ria e do Baixo Vouga Lagunar
Estreia dia 9 de abril na SIC Antestreia no dia 6 no Cine-Teatro de Estarreja Consulte o programa da ObservaRia - 6 a 9 abril [http://bit.do/observariaprograma]
Carnaval Estarreja 2017 [clip promocional]
As imagens da folia vão passar no grande ecrã do Cine-Teatro de Estarreja! Este domingo, 2 de abril, pelas 17h, estreia do filme do Carnaval de Estarreja 2017.
ObservaRia 2017 Mural de André da Loba
BioRace 2017 - BootCamp [1-04-2017]
Decorreu no dia 1 de abril, o primeiro bootcamp de preparação da BioRace Challenge 2017 - Corrida de Obstáculos, que vai acontecer a 23 de setembro, nos Percursos BioRia. + info http://www.cm-estarreja.pt/biorace
Prémio Egas Moniz Neurorradiologia
O Município de Estarreja e a Sociedade Portuguesa de Neurorradiologia, com a chancela da Ordem dos Médicos, uniram-se para criar o Prémio Bienal Egas Moniz, evocando um dos expoentes máximos da cultura científica nacional, ao mesmo tempo que se pretende fomentar o gosto pelas neurociências e a produção científica. A primeira edição decorreu em 2015. A segunda edição do Prémio Egas Moniz é atribuída durante a Brain Week - Semana do Cérebro e da Neurorradiologia que decorre em Estarreja entre 31 de maio e 6 de junho. :: Não deixe de consultar todo o programa que está disponível neste website https://www.spnr.org/
Medalha de Mérito Municipal ao Escala 5
O Agrupamento Musical “Escala 5” tem um percurso de 40 anos, levando a sua qualidade musical por esse país fora, tendo sempre presente a elevação do nome da sua terra, a preservação das suas tradições e o contributo solidário para muitas instituições, sendo uma referência para e de Estarreja.
Medalha de Mérito Municipal ao Padre José Henriques da Silva
Pelo seu percurso para o desenvolvimento social de Avanca e do concelho, é homenageado o Padre José Henriques da Silva, Reitor de Avanca, em reconhecimento pelo seu mérito e exemplo na construção de uma sociedade mais justa e mais solidária, nomeadamente pela obra social desenvolvida: o Centro Paroquial de Santa Marinha e a Unidade de Cuidados Continuados e Lar de Idosos de Avanca, em funcionamento desde 2014.
Medalha de Mérito Municipal a José Eduardo de Matos
O Município presta homenagem a José Eduardo de Matos, pelo seu percurso enquanto Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, cargo que desempenhou durante 12 anos, eleito pela primeira vez em 2001 e reeleito em 2005 e 2009, cumprindo 3 mandatos por votação dos Estarrejenses. Um ato em reconhecimento pelo seu contributo para a qualidade de vida e desenvolvimento do Município.
Medalha de Mérito Municipal à Fundação Benjamim Dias Costa
“Educar para humanizar e empreender” é a missão da Fundação Benjamim Dias Costa, de Avanca, que celebra 50 anos de trabalho e serviço à comunidade, exercendo a sua atividade na área da infância e juventude, concretamente com oferta das respostas sociais de Creche, Jardim-de-infância/ Pré-Escolar e Centro de Atividades de Tempos Livres.