ESTAU - Estarreja Arte Urbana
ESTAU – Estarreja Arte Urbana
Egas Moniz era um apaixonado pela arte. À porta da casa que habitou em Estarreja, ainda hoje podemos ler: “as grandes escolas das Artes plásticas são os Museus. Quisera um em cada cidade, em cada vila e em cada aldeia para que o povo se elevasse na comunhão espiritual do Belo”.
Em setembro de 2016, as ruas de Estarreja transformaram-se num museu com a primeira edição do ESTAU. Um festival que colocou a Arte Urbana a falar com a cidade, com as pessoas, com o património e com a natureza, através de murais, instalações, workshops, filmes, palestras, visitas guiadas, música e muito mais, tudo com a participação de inúmeros artistas nacionais e internacionais. Em setembro de 2017 e 2018, voltámos às ruas de Estarreja, para renovar todos os propósitos para o qual o ESTAU foi desenhado! Estarreja voltou a ser invadida por alguns dos melhores artistas urbanos do mundo. Diz ESTAU e faz eco em Estarreja do melhor que se faz em Arte Urbana no mundo.
PROGRAMA 2018
PROGRAMAÇÃO PERMANENTE
CIRCUITO DE ARTE URBANA
ADD FUEL (PORTUGAL)
Rua Dr. Joaquim Simões (posto de transformação EDP)
Add Fuel é o artista visual e ilustrador português Diogo Machado (n. 1980). Ex-designer gráfico, sua recente prática artística tem-se concentrado em reinterpretar e brincar com a linguagem do tradicional azulejo português. Combinando elementos tradicionais e contemporâneos, os seus desenhos originais baseados em vetores e as intervenções em espaço público recorrendo ao stencil, revelam uma complexidade impressionante e uma atenção magistral aos detalhes.
Baseado numa combinação de tesselações que criam equilíbrio a partir de repetições simétricas e técnicas de ilusão visual como o trompe-l'oeil, as suas composições com múltiplas camadas, criam um ritmo poético que brinca com a perceção do espectador e as possibilidades de interpretação. Ele tem apresentado seu trabalho em exposições individuais e coletivas desde 2006, além de participar de alguns dos principais eventos de arte urbana do mundo.
MARINA CAPDEVILA (ESPANHA)
Rua Dr. Alberto Vidal 99 (junto Pastelaria Bolivar)
Depois de estudar Belas Artes em Barcelona, mudou-se para Roterdão onde estudou na Academia Willem de Kooning e onde viria a trabalhar no estúdio Wallis & Mosman e no Studio Piraat como designer gráfica. De volta a Barcelona e inicia a sua carreira como ilustradora freelancer, trabalhando em publicidade e desenvolvendo o seu trabalho pessoal no seu estúdio e pelas ruas.
O que inspira Marina é a beleza que não segue os cânones estéticos usuais, como pessoas idosas, personagens atemporais perdidos numa sociedade na qual começam a fazer esforço por entender. Sua musa é sua avó. O que ela quer comunicar com suas obras de arte é o desejo de atingir a velhice com plena vitalidade. Os recursos de exagero e ironia são pontos-chave em suas criações, além de uma poderosa paleta de cores.
Podemos encontrar seu trabalho em inúmeros projetos de publicidade para marcas como Reebok, Zara, Bershka, Movistar, Estrella Damm, TV3, Freixenet ou em murais em diferentes lugares como Flórida, Nova York, Califórnia, Suíça, México, Itália, Canadá, Holanda, Estados Unidos. Reino, Áustria, Espanha, etc.
MILLO (ITÁLIA)
Rua Desembargador Correia Teles 188 (Supermercado Couto)
“O artista italiano Francesco Camillo Giorgino, conhecido como Millo, pinta murais em grande escala que mostram habitantes amigáveis explorando seu ambiente urbano. Ele usa linhas pretas e brancas simples com traços de cor quando necessário, e muitas vezes incorpora elementos da arquitetura em suas pinturas de vários andares.” C. Jobson, Colossal.
Millo já participou em inúmeros festivais de arte de rua e eventos de arte em todo o mundo. Tem pintado nos EUA, Rússia, China, Austrália, Tailândia, Argentina, Chile, Marrocos, Espanha, Alemanha, Portugal, Finlândia, Reino Unido, Holanda, Polónia, Lituânia, Bielorrússia, Ucraine, Ciprus e, claro, a Itália. Seus trabalhos foram exibidos em Los Angeles, Chicago, Berlim, Londres, Amsterdão, Milão, Roma, Florença e muito mais. Em 2017, concebeu o maior mural da Ásia, em Xangai.
REGG SALGADO (PORTUGAL)
Rua Dr. Alberto Vidal 38 (lateral edifício)
Em 2010, Regg Salgado (1988, Lisboa) usava pela primeira vez a técnica de stencil para produzir as suas primeiras pequenas obras nas cidades de Santarém e Lisboa. Rapidamente a sua ambição estética e temática, o fizeram evoluir para outras técnicas. Do stencil passou para as latas de spray, depois para as trinchas e finalmente para o extensor com tinta plástica. Casas, fábricas e armazéns abandonados permitiram um os seus murais crescerem para escalas tremendas. São estas as suas telas de eleição, as que já espalhou por várias cidades do território nacional, mas também além-fronteiras.
THECAVER (PORTUGAL)
gaveto entre Rua Dr. Dionísio de Mouro e Avenida Visconde de Salreu
TheCaver, nascido em Lisboa em 1983, pinta nas ruas desde os seus 15 anos. Em 20 anos de experiência, este artista multidisciplinar tem desenvolvido trabalho com estilo único, utilizando formas simples e contrastantes numa complexa composição de conteúdo enigmático.
No seu percurso enquanto designer, ilustrador e tatuador, trabalhou com grandes marcas e particulares. Apesar de ter dedicado muitos anos a estes ofícios, TheCaver confessa que a rua continua a ser o seu escritório preferido, investindo muito do seu tempo em pinturas murais por todo o país e estrangeiro.
TIAGO GALO (PORTUGAL)
Largo Dr. Egas Moniz, Pardilhó (junto da Igreja Paroquial)
Tiago Galo é um ilustrador português baseado em Lisboa. Começou o seu trabalho colaborando em pequenos fanzines e exposições, antes de terminar a sua formação em Arquitetura na Universidade Técnica de Lisboa. Em 2011 ganha o prémio de melhor banda desenhada na competição Amadora BD e em 2014 conclui o curso de Digital Art Director na Edit Creative School em Lisboa. Após alguns anos trabalhando como arquitecto, vagueou erraticamente pelo submundo e voltou ao seu trabalho como ilustrador. Atualmente trabalha como ilustrador freelancer para clientes como a National Geographic, Google, GQ e Financial Times.
INSTALAÇÃO
DRAW (PORTUGAL)
Avenida Visconde de Salreu _ vários locais
Frederico Draw, usa as latas de spray como se fossem lápis, realizando retratos de personagens geralmente desconhecidos. O seu estilo único confere lirismo ao sujeito representado e faz com que cada parede se assemelhe a um bloco de esboços no qual os lápis são substituídos pela tinta spray. A intensidade teatral dos seus rostos é enfatizada pelo nível de detalhe dos olhares, em claro contraste com o resto do rosto.
No ESTAU apresenta-se com "Limbo", uma instalação que desafia o estado expositivo intermédio e indefinido entre o ‘espaço rua’ e o ‘espaço galeria’. Questiona as relações, nas suas possíveis aproximações ou distâncias, da pintura em grande formato, da instalação e da apropriação do espaço. A intervenção artística conta com cerca de 20 peças (2x2m).
ESTAU ÉS TU. _ projeto participativo
vários locais
exposição do resultado final – Praça Francisco Barbosa
À 3º edição do ESTAU damos voz a todos os que já passaram por cá, aos que aqui vivem e a quem assiste ao longe desejando vir até cá!
Com todos os testemunhos que nos chegaram e com os quais construímos a identidade visual do ESTAU 2018, iremos construir algo único e memorável. A quem (ainda) não contribuiu, convidamos a juntar-se a nós durante esta semana mágica! Basta perguntar a um elemento da nossa equipa, onde poderá encontrar o Estau és tu.
SPIDERTAG (ESPANHA)
vários locais
Spidertag é um artista urbano que trabalha desde 2008 reinterpretando geometria, abstração e minimalismo pelas ruas e espaços rurais. No início de 2016, ele descobre o material que o leva a dar um passo mais pessoal e único: cabos de luz flexíveis que podem ser usados com baterias. Aqui começa uma aventura de pesquisa e desenvolvimento, que ainda continua e que lhe deu enormes progressos e alegrias. O passeio geométrico esfrega o futuro através de grandes murais, intervenções no chão ou figuras tridimensionais suspensas no ar. A noite cai, ele veste a fantasia de super-herói para iluminar e capturar sua visão particular da arte de rua.
Suas influências vão do construtivismo russo à arte cinética, passando pela música e literatura, cinema, videogames, graffiti e muralismo atual ou arquitetura moderna.
RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS
ANDRÉ SPEEDY GARCIA (PORTUGAL)
residência artística – breakdance e movimento
Nasceu em Chaves, numa manhã fria de Novembro de 1986. Foi uma criança irrequieta, curiosa, persistente. Jogou futebol no clube da terra onde foi criado, Palmela, e rapidamente aprendeu a transformar todos os “não podes” ou “não consegues”, em “só mais uma vez” ou “da próxima consigo”. Sempre teve ritmo, a sua mãe sempre o estimulou a dançar, a gostar de música, a deixar-se levar por ela e numa tarde de Verão, durante as férias da escola, descobriu um videoclipe do Michael Jackson, e começou, timidamente, a tentar imitar os seus passos. Em pouco tempo, aquela brincadeira tornou-se no seu novo desafio. Chamou o seu melhor amigo, e reuniu mais alguns miúdos lá do bairro, e em pouco tempo encheram o parque infantil de música e ritmo.
A escola sempre foi fácil, não era exímio, nem o melhor, pelo menos não naquilo que não lhe interessava. Fazia o suficiente, e isso bastava-lhe, porque o seu tempo era precioso demais. Sempre desenhou e à medida que foi crescendo, foi desenvolvendo esse gosto e as suas capacidades, acabando por conseguir desenhar retratos realistas, primeiro em papel, e mais tarde em paredes. Mas foi no hip hop que encontrou a sua forma de expressão. O grafitti e o b-boying tornaram-se a sua forma de dizer ao mundo que consegue, que é capaz, que é bom, que faz tudo o que os outros conseguem, e ainda um pouco mais, não ter o antebraço direito nunca fez dele diferente, mas sim especial, mais forte, mais resistente às adversidades, e tão ou mais capaz que os demais.
Atualmente com 29 anos, André Garcia reside em Lisboa, é professor de breakdance, licenciou-se em Design de Equipamento pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa, profissão que exerce em paralelo com a atividade artística. Professor, designer, mentor, amigo, filho querido, irmão adorado, e, acima de tudo, uma inspiração para os que o rodeiam.
O ESTAU desafiou o André Speedy Garcia para estar connosco durante os 9 dias desta semana mágica e trabalhar com um grupo que poderá receber pessoas dos 6 aos 80, que pretendam conhecer melhor o que é este universo do Breakdance, que na verdade é o mesmo que dizer, conhecer todas as possibilidades de movimento do corpo humano, “que muitos nós desconhecemos e constantemente nos limitamos”. Uma oportunidade única a não perder e não há desculpas para isso. Descobre como participar na secção de workshops, aqui mesmo ao lado!
RUTE FERRAZ (PORTUGAL)
residência artística - fotografia
Natural do Porto, Rute Ferraz aprofundou o seu conhecimento e interesse pela fotografia após terminar a licenciatura em Artes Digitais e Multimédia, em 2013. Mais tarde, em 2016, começa a delinear o seu percurso profissional com o projeto Voltagem - Arte Pública, da Fundação Edp. Desde então, o seu trabalho incide maioritariamente nas áreas de arte urbana e arte pública. Privilegia as pessoas e histórias que vai encontrando nas diferentes localidades por onde já passou, considerando-os cruciais para os seus registos fotográficos.
VASCO MENDES (PORTUGAL)
residência artística – vídeo
Vasco Mendes nasceu no Porto em 1987. Licenciado em Cinema pela Universidade da Beira Interior, desde a sua primeira curta-metragem de curso, que o seu trabalho cruza música, ritmo, Arquitetura e cinema. Tem criado dezenas de videoclipes para bandas portuguesas emergentes. Produz também documentários, onde o tema principal é a música, a cidade e as pessoas. O seu trabalho já o levou a filmar em diferentes países como Alemanha, Bulgária, Polónia, Hong Kong, EUA, China, Malta e Reino Unido.
XESTA STUDIO (PORTUGAL)
residência artística – caligrafia
Praça Francisco Barbosa - montras do comércio local
Hugo Moura, reconhecido como Xesta, é designer gráfico, calígrafo, letterer e ilustrador, tendo como principal foco o branding design, assim como a inclusão de vários estilos e técnicas dos universos da caligrafia, lettering e tipografia nos seus trabalhos, existindo sempre uma vontade de explorar vários suportes e materiais.
Sediado no Porto e com um background ligado ao universo da arte urbana e cultura visual, é continuamente influenciado pelo que o envolve. Nesse sentido, procura soluções criativas, de carácter impactante, de forma a espelhar em cada desafio a sua forma de estar e de ser.
Em 2011, funda o Xesta Studio, que opera não só numa vertente independente, como também numa vertente de colaboração e participação actIva com outros criativos.
No ESTAU, Xesta terá a missão de dar letra e corpo, pelas montras do comércio local do centro da cidade de Estarreja, a ditados populares, expressões e palavras únicas que só por aqui se pronunciam, como ‘estar na horta e não ver as couves’ ou ‘ter-se nas tamancas’. Venha acompanhar de perto e dar o seu contributo a este revisitar da loquela de Antuã!
EXPOSIÇÃO
ESTAR(reja) _ fotografia de MIGUEL OLIVEIRA (PORTUGAL)
Casa da Cultura de Estarreja
inauguração _ 15 setembro | 16h00 às 18h00
exposição _ 15 setembro > 30 setembro
horário _ 2º feira a 6º feira | 9h00 >12h30 + 14h00 > 17h00 / sábado | 10h00 > 12h30 + 14h30 > 17h00 / domingo | 14h30 > 17h00
Nasceu no Porto em 1991. Estudou Arquitetura, mas percebeu que a sua paixão era outra. Desde daí que se dedica a 100% à fotografia tendo vindo a desenvolver diversos projetos na área. Fotojornalista do jornal Porto24, colaborador do P3 e fotógrafo do Canal180. No final de 2013 fundou a Point And Shoot um coletivo que desenvolve trabalho na área do design, fotografia e vídeo. Criou em 2015 o projecto Off The Record, uma série de retratos intimistas de Mulheres. É o mentor e fotógrafo do projecto Under the Skin.Miguel Oliveira acompanhou e registou a 1º edição do ESTAU, em 2016. Em revista ao arquivo do que tem sido esta transformação das ruas de Estarreja, descobrimos muitas novas visões e observação, que vai além dos intensos trabalhos diários ou pintura de murais. São estes momentos de simples ESTAR que o trazem de volta a Estarreja, para nos apresentar o seu olhar sobre esta cidade e suas gentes.
PROGRAMAÇÃO PARALELA
conjunto de atividades que complementam e potenciam o elo de ligação entre o público, as obras e os artistas participantes.
CONVERSAS COM OS ARTISTAS
#1 Casa-Museu Marieta Solheiro Madureira
Rua Prof. Egas Moniz 300, Estarreja
17 setembro | 21h30
Millo (IT)
Marina Capdevila (ES)
TheCaver (PT)
Tiago Galo (PT)
#2 Café-Concerto do Cine-Teatro de Estarreja
Rua Visconde Valdemouro, Estarreja
18 setembro | 21h30
Add Fuel (PT)
Spidertag (ES)
Regg Salgado (PT)
Vasco Mendes (PT)
WORKSHOPS
BREAKDANCE + MOVIMENTO _ orientado por André Speedy Garcia
O ESTAU desafiou o André Speedy Garcia para estar connosco durante os 9 dias desta semana mágica e trabalhar com um grupo que poderá receber pessoas dos 6 aos 80, que pretendam conhecer melhor o que é este universo do Breakdance, que na verdade é o mesmo que dizer, conhecer todas as possibilidades de movimento do corpo humano, “que muitos nós desconhecemos e constantemente nos limitamos”. Uma oportunidade única a não perder e não há desculpas para isso!
17 > 22 setembro | 15h00 > 19h00 _ local a definir
apresentação de resultados - 23 setembro | 11h30 _ Mostruário | uma espécie de feira (BME)
público _ aberto a todo o público, dos 6 aos 80 anos (no caso de participantes menores, deverá ser apresentada respetiva autorização dos encarregados de educação)
inscrições _ gratuitas e limitadas a 20 participantes, mediante inscrição obrigatória em: bit.do/estau_breakdance-movimento
CALIGRAFIA _ orientado por Xesta Studio
O ESTAU oferece-te a possibilidade de te introduzires ou conheceres um pouco mais deste magnífico e infindável universo da caligrafia.
Nas 2 curtas sessões programadas, após uma breve introdução à cultura urbana, com recurso à contextualização histórica da caligrafia e graffiti/street art no contexto contemporâneo, são desenvolvidas propostas e composições caligráficas livres através da exploração de várias técnicas ligadas à caligrafia, em suportes de diferentes escalas e com o uso de diferentes materiais e técnicas.
Como trabalho final (obrigatório), sugerimos que contribuas para a ação ESTAU ÉS TU. que imortalizará todos estes momentos.
19 setembro | 14h30 > 18h30 _ Ciclo Criativo
22 setembro |10h00 > 13h00 _ Mostruário | uma espécie de feira (BME)público _ estudantes e não estudantes, apaixonados ou curiosos por esta arte visual da escrita, dos 14 aos 80 (no caso de participantes menores, deverá ser apresentada respectiva autorização dos encarregados de educação)
inscrições _ gratuita e limitada a 15 participantes / sessão, mediante inscrição obrigatória em: http://bit.ly/estau_caligrafia
INSTAGRAM _ orientado por @voodoolx
Com mais de 50 mil seguidores, José Miguel Lopes, designer, consultor de redes sociais e co-editor da revista Eyesight, mas reconhecido nas redes por Voodoolx, será o anfitrião deste workshop de Instagram e Mobile Photography, que se focará em temas como design, arquitetura e inovação, neste contexto único do ESTAU.
Os participantes terão a oportunidade de conhecer e apreender com a criatividade de quem está habitualmente do outro lado do ecrã do telemóvel.
22 setembro | 15h30 > 19h30 _ Mostruário | uma espécie de feira (BME)
público _ aberto a todo o público
inscrições _ gratuitas e limitadas a 20 participantes, mediante inscrição obrigatória em: http://bit.ly/estau_instagram
PINTURA EM PELÍCULA _ orientado pelo Atelier de Animação do Cine Clube de Avanca
Nesta oficina iremos reinventar e, de certa forma, retomar aos primórdios do Cinema, desenhando e pintando imagens sobre película.
A originalidade destas sessões, orientadas pelo reconhecido e vizinho Cine Clube de Avanca, será a apresentação do resultado final desta contribuição coletiva, sobre uma parede de Estarreja.
17, 18 e 19 setembro | 10h00 > 17h00 - sessões de 2h / oficina _ Ciclo Criativo
apresentação de resultados - 21 setembro | 21h00 _ Mostruário | uma espécie de feira (BME)
público _ aberto a todo o público, com incidência no público escolar e sénior.
inscrições _ gratuitas e limitadas a 12 participantes, por sessão, mediante inscrição obrigatória em: http://bit.ly/estau_pintura_pelicula
VISITAS GUIADAS PARA TODOS
pela curadora LARA SEIXO RODRIGUES
Assume-se orgulhosamente serrana e revela que o facto de ter crescido entre 2 culturas e costumes, só por si, justifica a constante curiosidade que a conduz. Que a levou a Lisboa estudar Arquitetura (FA - UTL), mas que igualmente despertou o seu interesse por outras áreas artísticas e intensificou uma de sempre, a Arte Urbana. O associar desta paixão ao orgulho em ser serrana, fez surgir o WOOL | Covilhã Arte Urbana (2011) e desde então toda uma sucessão de outros formatos, geografias e públicos, sendo exemplos disso, o LATA 65 – Workshop de Arte Urbana para Idosos (2012), o MURALIZA | Festival de Arte Mural de Cascais (2014), o ESTAU | Estarreja Arte Urbana (2016) e Conquista o Sonho x FPF (2018). Em 2013/14, seria convidada a organizar as comitivas de artistas portugueses a atuar nos projetos de destaque internacional, TOUR PARIS 13 (França) e DJERBAHOOD (Tunísia).
Este trabalho apaixonado, reflete-se igualmente na participação em várias palestras/seminários da especialidade, tanto em Portugal como no estrangeiro.
Permanece o interesse pelas Artes em geral, espelhado na curadoria/produção de diversas ações culturais e exposições, como a coletiva THE ART OF.USING THE BOX (Figueira da Foz, 2013), o projeto ESPIGAR NAS GENTES (Porto, 2015), o projeto integrado FIO (Coimbra, 2016) e a GTM | Gaia Todo Um mundo _ Rota Sustentada (Gaia, 2017). Foi também responsável pelo curadoria e organização da exposição ATTERO do artista Bordalo II (2017) que contou com mais de 27.000 visitantes.
Para a gestão de todas estas facetas, constituiu a MISTAKER MAKER | Plataforma de Intervenção Artística (2014), que tem por missão fomentar criativamente a produção e promoção de exercícios de Arte Contemporânea, em todas as suas formas de expressão.
(pt.linkedin.com/in/laraseixorodrigues)
21 setembro _ 6º feira | 16h30
22 setembro _ sábado | 16h30, com intérprete de Língua Gestual Portuguesa
23 setembro _ domingo | 16h30, com intérprete de Língua Gestual Portuguesa
ponto de partida _ Quartel General ESTAU, Parque Municipal de Antuã
VISITAS GUIADAS PARA CRIANÇAS _ Caça ao ESTAU
23 setembro _ domingo | 10h30
ponto de partida _ Mostruário | uma espécie de feira (BME)
E à 3º edição do ESTAU é o momento de levarmos as nossas crianças para as ruas e descobrirem de uma forma única os segredos que se escondem em cada um dos murais que compõem este circuito de arte urbana e a sua própria cidade.
FILME
OLHARES LUGARES (FRANÇA)
Cine-Teatro de Estarreja
21 setembro | 22h00
Agnès Varda, cineasta cuja visão e trabalho únicos lhe granjearam incontáveis fãs no mundo inteiro desde os anos 50 e JR, o icónico fotógrafo e muralista, com mais de um milhão de seguidores no Instagram, têm mais em comum do que se possa imaginar.
Ambos partilham uma vida apaixonada pelas imagens e como são criadas, exibidas e partilhadas. Agnès escolheu explorar a sua paixão através do cinema e do documentário, enquanto JR o faz nas suas emocionantes instalações fotográficas ao ar livre.
Quando JR, um fã de longa data, encontra Agnès na sua casa na rua Daguerre, perceberam de imediato que tinham de trabalhar juntos. Olhares Lugares documenta essa viagem calorosa através da França rural e a amizade terna que se forja durante o caminho.
Agnés Varda & JR
documentário _ nomeado para os Óscares 2018
93’ | França, 2017
CIRCO CONTEMPORÂNEO
PLAINA (PORTUGAL)
Praça Francisco Barbosa (frente CME)
22 setembro _ sábado | 21h30
Espetáculo de circo contemporâneo que retrata o quotidiano de uma sociedade ribeirinha. Um ambiente de roldanas, cordas, redes, pedaços de barcos e contrapesos aéreos com transportes de matéria prima.
Interpretes: Ariana Silva, Douglas Melo, Fábio Constantino, Mau Jara, Telma Pinto | Música Original: Luca Argel | Cenografia: Arnold VonRossum | Direção Técnica: André Borges | Direção Artística: Jorge Lix | Produção: Umpor1
MÚSICA
OGBE | Orquestra de Guitarras e Baixos Elétricos (PORTUGAL)
Traseiras do edifício da CME | 15 setembro _ sábado | 21h30
Arruadas pelas ruas de Estarreja | 15 setembro _ sábado | 17h00
A Orquestra de Guitarras e Baixos Elétricos foi criada no âmbito do Projecto do Serviço Educativo da Casa da Música em 2009. Dela fazem parte dez guitarristas, seis baixistas e dois bateristas, enquanto o reconhecido Peixe assume a função de maestro improvisado.
A principal característica desta orquestra é o facto de toda a direção ser improvisada em tempo real, tornando assim cada performance num momento único.
As peças são compostas por fragmentos que têm vindo a ser criados desde o início da atividade do grupo e que resultam do cruzamento de diversas linguagens musicais e da exploração do recurso tímbrico inusitado da invulgar formação.
A OGBE irá abrir as hostes do ESTAU deste ano e em dose dupla. Durante a tarde teremos arruada pelo centro da cidade e à noite, apresentar-se-ão formalmente pelas traseiras da CME em boa companhia artística.
MOSTRUÁRIO - UMA ESPÉCIE DE FEIRA
Biblioteca Municipal de Estarreja
21 a 23 setembro
horário _ 6ºfeira | 15h30 22h00 | sábado | 10h30 > 13h00 + 14h00 > 20h00 | domingo | 10h30 > 13h00 + 14h00 > 19h30
O MOSTRUÁRIO regressa à Biblioteca Municipal de Estarreja para 3 dias de muitas histórias, contos, sons, sonhos e encantos, muitos riscos e rabiscos. Será de novo uma espécie de feira temática, com a presença de editoras, artistas, escritores, cantores, cineastas, instagramers e adeptos do erro, cujo trabalho de alguma forma, mesmo que absolutamente inesperada, toca nas áreas da ilustração, arte urbana ou qualquer outra arte e que por aqui se apresentarão em formato de conversa, concerto, workshops, exposição, entre outros.
PERMANENTE PARDILHÓ ILUSTRADO _ por Tiago Galo
ESTAU ÉS TU.
FEIRA:
Circus Network
Gigões e Anantes
Viarco
Laroca
A Luz Natural
Hey Billie
Garrafeira Amor Não me Deixes
...
SEXTA, 21
21h00 _ filme _ PINTURA DE PELÍCULA _ apresentação de resultados do workshop
SÁBADO, 22
10h30 _ leitura _ CONTOS COM FRALDAS
atividade gratuita e limitada a 15 bebés, mediante inscrição obrigatória em: http://bit.ly/estau_contos_fraldas
Contos com Fraldas não é mais do que um pretexto para (novamente) enchermos uma biblioteca com bebés, promovendo laços entre pais e filhos, entre famílias e a biblioteca. Adicionalmente, brincando, estimulamos o cérebro e o desenvolvimento da linguagem e nesta sessão especial inserida no ESTAU, promovemos a aproximação à Arte.
10h00 > 13h00 _ workshop _ CALIGRAFIA
15h00 _ conversa _ Sucesso e Falhanço: uma história de Amor
SÓNIA TELES FERNANDES (PORTUGAL)
Fundou um evento para celebrar o Falhanço e desmistificar o Sucesso que acabou por, claro, falhar. Para além de conhecer bem o sabor agridoce do Falhanço, tem uma perspetiva completamente diferente do tema que promete mudar ideias e dar uma visão muito mais saudável do que realmente significa Falhar.
DOMINGO, 23
15h30 > 19h30 _ workshop _ INSTAGRAM
10h30 _ visita guiada para crianças _ CAÇA AO ESTAU
atividade gratuita e limitada a 15 crianças, entre os 6 e os 12 anos, mediante inscrição obrigatória em: http://bit.ly/estau_caça
ponto de partida e chegada _ Mostruário | uma espécie de feira (BME)
11h30 _ espectáculo final residência artística ANDRÉ SPEEDY GARCIA _ Breakdance + Movimento
15h00 _ leitura + performance _ HISTÓRIAS EM FAMÍLIA
atividade gratuita mediante inscrição obrigatória em: http://bit.ly/estau_historias_familia
Num momento de partilha de cores entre famílias, há uma história original e divertida sobre a aventura da criação artística. Atreve-te a conhecer o Max que quer ser artista e pintar o amigo resmungão e vem à Biblioteca pegar no pincel e inventar.
18h00 _ concerto _ SENHOR VULCÃO (PORTUGAL)
Música de um homem só. Uma guitarra e um gravador de cassetes. Poemas trapezistas e poucos acordes. Muitos desafinos sem propósito e um céu salpicado de faúlhas. Canções feitas à mão.
ACOLHIMENTO AOS ARTISTAS
16 SETEMBRO
- passeio BIORIA
- almoço jardins da CASA-MUSEU EGAS MONIZ
- visita CASA-MUSEU EGAS MONIZ + receção aos artistas
21 SETEMBRO
- visita VIARCO
2018-09-15 00:00:00 a 2018-09-23 00:00:00 |