Vêm aí dois dias de cultura e de lazer no “Há Festa na Quinta”
Este evento celebra o legado que Egas Moniz fez questão de deixar à sua terra natal.
A edição de 2025 do “Há Festa na Quinta!” chega à Quinta do Marinheiro, da Casa Museu Egas Moniz, em Avanca, nos dias 12 e 13 de julho, com uma oferta cultural e de lazer de e para todos, em perfeita sintonia com o ambiente de festa vivido no tempo de Egas Moniz.
Workshop e concerto para crianças com o cantautor e multi-instrumentista B Fachada, uma noite no museu, exposição, quinta dos animais, stand up paddle, jogos tradicionais, piquenique, performance e teatro de figuras compõem um programa gratuito e pensado para famílias e visitantes de todas as idades.
Iniciativa arranca com B Fachada
O evento “Há Festa na Quinta” arranca no sábado, dia 12, às 10h30, com o workshop “O Texto Oral – Técnicas para Entrelaçar a Fala” com o cantautor e multi-instrumentista português, B Fachada. Nesta atividade, os participantes vão explorar a criação com a palavra dita, seja em canção, RAP, profecia, comédia e muito mais. Vão conversar sobre o uso musical da palavra, ouvindo e analisando o som das palavras, os ritmos do significado e o papel do ouvinte nas subtilezas da linguagem. Depois vão explorar ainda ideias simples e descomplicadas, criando exemplos concretos de como compor e trabalhar um texto. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia.
Durante a iniciativa, os participantes podem explorar a exposição de ilustração “O Lobisome” de Cinara Saionára, que ficará patente até 14 de julho. “Lobisome” é a comédia infantil que Egas Moniz escreveu para entreter os seus sobrinhos-netos em 1936. A autarquia, no âmbito dos 150 anos do nascimento do único Prémio Nobel da Medicina português, decidiu trazer à luz este conto, revelando um texto com 89 anos, a genialidade e a transversalidade do neurocientista, e editou um livro com ilustrações da artista Cinara Saiónára, que estarão agora em exposição.
Às 20h30, há “Uma Noite com Astronomia no Museu”. Será uma noite de exploração da Quinta do Marinheiro e da Casa Museu Egas Moniz, em versão “acampamento”, que inclui uma noite de Observação Astronómica com telescópios óticos e digitais, além de “Um passeio pelo Céu” guiado pelo Astrónomo José Matos. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia.
Os visitantes são desafiados a fazer o percurso pelos “Recantos do Marinheiro” onde, nos espaços construídos e vividos por Egas Moniz, são narrados episódios e vivências que nortearam a vida do célebre neurocientista nesta Casa Museu. Estas visitas guiadas acontecem nos dois dias do evento, sempre às 10h30, 11h30, 13h30, 14h30, 15h30, e às 16h30.
Domingo é rico em atividades para miúdos e graúdos
Com seis sessões agendadas para domingo, dia 13, Pedro Giestas traz o teatro de figuras animadas “O Peixinho que Descobriu o Mar”. Com texto de José Eduardo Agualusa, esta é a estória do peixinho Cristóbal, que vive triste num aquário e não consegue deixar de acreditar num mundo maior. Será que os seus sonhos o vão conseguir levar a conhecer o oceano ou vai ficar preso num globo de vidro? Será que vai conseguir inspirar outros a sonhar e a viver aventuras ou vai ficar preso nas suas barreiras?
Já pensou aprender a produzir gaitas de palha e assobios feitos com paus, ervas, bugalhas e sementes (bolotas, amêndoas e avelãs) que, num passado recente, foram utilizados como brinquedos e chamarizes de aves? Às 10h30, há uma oficina de música e natureza “Instrumento Musicais Singelos” que o levará a criar e a tocar instrumentos musicais feitos a partir de elementos naturais. A atividade requer inscrição prévia.
30 minutos depois, chega o momento da consulta em Reinomusicologia, com o workshow “Waka” com o coletivo We Tum Tum. Quando o Rei da selva não se consegue comunicar com os animais, a cura reside no Dr. Ótho. Com uma abordagem de melodias terapêuticas, doses precisas de cantorias e ritmos, a música revela-se como o remédio divino para um leão com dificuldades de expressão. Um momento inteiramente dedicado à primeira infância/bebés.
“Árvore-Nuvem", por d’Orfeu AC, é um clássico intemporal apresentado no formato íntimo e mágico do Teatro Lambe-Lambe, onde, numa pequena caixa preta, histórias em miniatura ganham vida para dois espectadores de cada vez. Uma experiência poética e inesquecível. Para assistir durante a tarde.
B Fachada volta à Quinta do Marinheiro para um concerto para crianças “B Fachada é para Meninos”. É um espetáculo em que a pequenada é o interlocutor privilegiado. O álbum com o mesmo nome, lançado em 2010, apresentava então um elenco de seres pensantes e atuantes que falavam na primeira pessoa. 15 anos depois, o músico regressa a essas canções com um olhar ainda mais mordaz e incisivo. A não perder às 16h.
Está ainda agendado um showcase, às 18h, protagonizado pelos alunos que frequentam a Oficina de Jazz da Orquestra de Jazz de Estarreja, orientada por João Martins, que dá a conhecer o resultado das oficinas de capacitação num concerto inédito.
Neste mesmo dia, há atividades em permanência: Insufláveis, Stand Up Paddle, Quinta dos Animais, Jogos Tradicionais, Animação Itinerante e o Espaço Criança.
Uma Festa que homenageia a Casa do génio de Avanca
No tempo de Egas Moniz, a Quinta do Marinheiro era uma festa. Sempre que ele chegava a Avanca, a quinta ganhava vida e as atividades culturais e de lazer sucediam-se. É esse lado carismático da personalidade do neurocientista, único Nobel da Medicina português, que inspira o “Há Festa na Quinta”.
A iniciativa liga-se desta forma à vida do neurocientista nascido em Avanca e renova o convite para visitar a Quinta do Marinheiro.