CÂMARA LIGA ESCOLAS À INTERNET: PARA MUITOS ALUNOS É A ÚNICA FORMA DE ACESSO ÀS TIC

segunda, 27 de novembro 2006

O Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos, e o Vereador do Pelouro da Educação, João Alegria, visitaram a Escola do Pinheiro, na Freguesia de Veiros, onde assinalaram a ligação das Escolas do 1º Ciclo do concelho à internet e intranet. Dar a todas as crianças a oportunidade de terem acesso às novas tecnologias da informação é uma das vantagens mais importantes da medida implementada pela autarquia. A freguesia de Veiros é paradigmática do que ainda acontece em muitas zonas do país. A grande parte dos alunos não possuem computador, nem internet em suas casas e a escola surge como a alternativa para iniciar as crianças nestas matérias. Rosa Pereira, coordenadora da Escola do Pinheiro, aplaude a medida. Em primeiro lugar, “serve de complemento às actividades lectivas”. Por outro lado, a professora sublinha “as carências de alguns alunos” sendo certo que a “maioria não tem computador nem internet em casa”. Rosa Pereira realça a preparação futura dos seus alunos que “no 2º ciclo vão precisar de saber mais sobre estas ferramentas e assim é possível iniciá-los nas TIC”. A iniciação começa logo na Educação Pré Escolar. A educadora da infância, Isabel Júlio, conta que “eles adoram, fazem jogos de memória, investigam”. O último trabalho na internet foi sobre a higiene oral que levou as crianças dos 3 aos 5 anos a visitarem o site do Rei Leão para saberem mais sobre dentição. A educadora refere a importância da medida para “dar as mesmas oportunidades a todas as crianças”. Na sala do primeiro ano, estas ferramentas “são uma forma de motivação e de diversificação da estratégia de ensino. Eles ficam motivados e gostam muito. Para eles é uma festa”, salienta a professora Cidalisa Costeira. Com um grupo de apenas 10 alunos, a professora adianta que “90% não teria acesso a estes meios, nomeadamente devido às dificuldades das suas famílias”. Joel, 8 anos, aluno do 3º ano, não tem internet nem computador em casa mas costuma trabalhar na internet na escola. “Fiz pesquisas sobre bandeiras portuguesas, sobre a freguesia e sobre o concelho”. Joel tem consciência da importância destas ferramentas mas não esconde a sua inclinação para outra vertente. “Gosto mais de jogos”, exclama com um sorriso maroto. A Câmara Municipal de Estarreja equipou todas as salas de aula do 1º Ciclo do Concelho com computador, impressora, internet, intranet e conteúdos multimédia. Foram abrangidas 60 salas das 17 Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico, abrangendo os 1265 alunos. Com a instalação da rede informática fica concluído o apetrechamento dos estabelecimentos de ensino. “É a fase final do projecto de dotar as escolas com equipamentos TIC”, declarou o Vereador do Pelouro da Educação, João Alegria. A ligação à intranet e internet vem “complementar os equipamentos já existentes e alargar o horizonte e os recursos das escolas”. O investimento global do apetrechamento informático das escolas ronda os 150 mil euros.