Município recebe duas mil árvores

quinta, 14 de fevereiro 2008

No âmbito do projecto PRONATURA, promovido pela ANEFA – Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente, a Câmara Municipal de Estarreja vai receber um total de duas mil árvores para reflorestação. Numa primeira fase, serão oferecidos ao Município, pelo Grupo Norbain, 500 Carvalhos. A cerimónia oficial de recepção acontece no próximo sábado, dia 16, pelas 14h30, no Parque Municipal do Antuã, onde se irá proceder à plantação simbólica de 30 exemplares.

PRONATURA

O projecto foi concebido no final do ano 2002 com o objectivo de reflorestar zonas ardidas, reabilitar áreas degradadas, valorizar matas, florestas e parques, entre outras acções.

O ProNatura resume-se a uma simples e sólida parceria entre três entidades:

Promotor – ANEFA
Patrocinador – Empresa que oferece as plantas florestais
Receptor – Entidade que recebe a oferta das árvores (Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Matas, Parques, Espaços Públicos, etc. ...)

Criado para as empresas Nacionais e Multinacionais que já estão um passo à frente na responsabilização ambiental e social, tem vindo a crescer a um ritmo exemplar. Cresceram assim várias parcerias com empresas, que desde o primeiro minuto acreditaram que era possível voltar a ter florestas, matas e espaços verdes para o futuro.

Surgem cada vez mais, de Norte a Sul do País, placas informativas com a indicação de zonas verdes novas e renovadas, que até então eram dadas como perdidas ou muito dificilmente recuperáveis.

O processo é muito simples. Basta uma empresa querer oferecer árvores a uma entidade que delas necessite. O ProNatura, dispondo de todo o know-how, trata de toda a burocracia, reúne com as entidades participantes em cada acção. Trata também da aquisição, transporte e entrega de plantas, contactos, processo logístico, apoio técnico e de tudo o que se relaciona com a acção pretendida.

www.anefa.pt