Roteiro “Faz com Sucesso”

O Roteiro “Faz com Sucesso”, inserido no programa “Juventude em Ação”, passa por Estarreja esta terça-feira, dia 26. O principal objetivo consiste na capacitação dos jovens para a sua intervenção social através da participação ativa em projetos de caráter nacional e internacional.

terça, 26 de novembro 2013

26 novembro, terça | Auditório da Escola Secundária de Estarreja

Desenvolvido pela EPIS – Associação de Empresários pela Inclusão Social o roteiro terá como missão a disseminação do novo Programa Erasmus +, o qual irá acompanhar o próximo quadro de financiamento comunitário (2014/2020).

No concelho de Estarreja, a iniciativa decorre durante todo o dia, das 10h15 às 17h00, em sessões de 45 minutos, no auditório da Escola Secundária de Estarreja, sendo direcionada para os 460 alunos do 9º, 10º e 11º anos, dos Agrupamentos de Escolas de Estarreja e de Pardilhó.

O “Juventude em Ação” (2007/2013) é um programa da União Europeia e tem como objetivo estimular o sentido ativo de cidadania europeia, a solidariedade e tolerância entre os jovens europeus e o seu envolvimento na construção do futuro da União Europeia.

O programa promove a mobilidade dentro e fora das fronteiras europeias, a educação não formal, o diálogo intercultural e encoraja a inclusão de todos os jovens, independentemente da sua origem educacional, social ou cultural.

Projeto “EPIS - Empresários pela Inclusão Social”

A Associação EPIS, criada em 2006, tem como principal objetivo combater o insucesso e o abandono escolares através da indução de fatores externos de sucesso nas organizações escolares.

A EPIS quer constituir-se deste modo como um parceiro privilegiado que providencia novas competências aos atores tradicionais do processo educativo: família, escola e também a comunidade, introduzindo a adoção de novas práticas que sejam contribuições positivas e decisivas para o sucesso escolar, bem como para a inclusão social dos jovens.

Este projeto começou a ser implementado em Estarreja no anterior ano letivo (2012/2013) nas seguintes escolas: EB 2, 3 Padre Donaciano de Abreu Freire, EB 2, 3 Professor Doutor Egas Moniz, EB 2, 3 de Pardilhó e Escola Secundária de Estarreja.

Este é um projeto fortemente apoiado pela Câmara Municipal de Estarreja, através da Divisão de Educação, Cultura e Coesão Social, em particular do Gabinete de Psicologia.

Mais informações em http://www.epis.pt/epis/homepage.php