Designer de Estarreja vence prémio internacional

Emanuel Rufo idealizou capacete inovador

Entre mais de 4 mil ideias, o capacete SWITX SX.1O, desenhado pelo designer pardilhoense Emanuel Rufo e desenvolvido pela empresa Portuguesa NEXX Helmets, acaba de ganhar o “Red Dot Design Award', o mais prestigiado prémio internacional de Design, na categoria de Design de Produto.

sexta, 04 de abril 2014

Para Emanuel Rufo, de 38 anos, esta distinção representa um forte estímulo para próximos desafios. “Fiquei muitíssimo satisfeito! Ao fim de cerca de 12 anos a desenhar inúmeros produtos atualmente em comercialização, este prémio vem reconhecer o meu trabalho e surge como um grande incentivo para o futuro”.

Aplaudindo o Cooling Cover Tech, um dos sistemas de ventilação mais avançados alguma vez projetados para um capacete aberto, bem como as excelentes soluções de detalhe, os 40 membros do júri Red Dot reconheceram o modelo Switx SX.10 como um dos vencedores de 2014.

Os prémios "Red Dot Awards " estabeleceram-se internacionalmente como um dos selos de Qualidade mais procurados para a excelência no Design e este ano contaram com 4.815 inscrições de 1.816 empresas, provenientes de 53 países de todo o mundo.

Ser um dos distinguidos entre mais de 4 mil ideias a concurso é para Emanuel Rufo “muito importante e positivo para a minha carreira profissional, assim como para a empresa Nexx Helmets que tem feito um grande trabalho de desenvolvimento, apostando em produtos inovadores e de grande qualidade. Modéstia à parte, o capacete que submetemos a concurso é realmente inovador tanto a nível de design como de soluções técnicas. Acho que foi um justo vencedor”.

Este sucesso será devidamente comemorado no dia 7 de julho de 2014, onde a NEXX Helmets irá figurar entre os 1.200 convidados de todo o mundo que se reunirão em Essen, na Alemanha, para a gala Red Dot. O modelo Switx SX.10 será exibido no Museu Red Dot diante do público internacional.

Designer de produto, com Licenciatura em Design Industrial e Mestrado em Design, Materiais e Gestão do Produto, pela Universidade de Aveiro, Emanuel Rufo é designer residente na empresa aveirense Sanindusa, Indústria de sanitários, SA, e colabora com a empresa portuguesa de capacetes de motociclismo Nexx Helmets.

Em 2012, o estarrejense lançou um novo projeto de design de brinquedos em madeira, denominado "EmanuelRufo". Influenciado pelos seus pais que são artesãos, desde muito novo manifestou grande interesse pelo artesanato, mais concretamente pelo fabrico de peças em madeira. Em 2001, desenhou o primeiro cavalinho baloiço, e desde então com a ajuda do seu pai Manuel Rufo, tem vindo a materializar algumas ideias, fazendo uma ponte entre o design de produto e o artesanato. Pode descobrir mais sobre este projeto em www.emanuelrufo.com