VII Feira da Juventude, Formação e Proteção Civil

Queremos ser referência e ter cidadãos de excelência

sexta, 04 de abril 2014

“Apostar nesta feira é apostar na juventude”, afirmou Diamantino Sabina, presidente da Câmara Municipal de Estarreja, na abertura da 7ª edição da Feira da Juventude, Formação e Proteção Civil de Estarreja, que está a decorrer no Multiusos até ao final do dia de hoje. Ao longo destes dois dias, que já se tornaram num marco da vida estudantil, entre a mostra formativa com a presença de 3 dezenas de entidades, workshops, palestras e atividades lúdicas, os jovens podem encontrar respostas para o seu futuro.

“Queremos oferecer pequenos motes para o que poderão ser os vossos passos firmes para o futuro. Face aos tempos muito mais problemáticos que outrora, as indefinições são muito maiores e espero que vos ajude nesse sentido”, disse Diamantino Sabina às dezenas de jovens que assistiram à sessão de abertura, prevendo que os estudantes descubram “bons conselhos” nesta feira. Um evento que, pelo terceiro ano consecutivo abarca também a vertente da Proteção Civil (PC). Referiu o autarca que esta é “uma forma de potenciar a PC e os seus agentes, bem como o seu papel imprescindível”, ao mesmo tempo que “pode também ser uma forma de carreira”. Durante a tarde de ontem, os Bombeiros Voluntários de Estarreja realizaram um exercício de salvamento aquático no Rio Antuã, no Parque da Cidade.

João Alegria, vereador da Educação e Juventude, sublinhou as “áreas diversificadas e transversais” existentes na feira que apresentam aos estudantes as possíveis opções a seguir, sejam elas “o prosseguimento dos estudos ou uma saída profissional”. Aliada a outras atividades “de carácter educativo e de juventude bem como a outras políticas que definimos”, este evento é crucial para esta etapa de vida dos jovens em idade escolar do 3º ciclo e ensino secundário de forma a esclarecer as suas dúvidas quanto a saídas escolares e profissionais, empreendedorismo, emprego e mercado de trabalho.

Com esse objetivo, Câmara Municipal e Agrupamento de Escolas de Estarreja unem esforços para fornecer um conjunto vasto de informações, para que as opções futuras sejam mais conscientes. “É nossa obrigação proporcionar aos nossos jovens condições para optar melhor e de forma mais consciente avaliando o que os rodeia, o nosso mundo, a competitividade que tem e o que exige a cada um de nós, e que as escolhas sejam mais reais, mais consolidadas e não frustrem as expectativas”, acrescentou João Alegria.

Na mesma linha, o presidente da comissão administrativa provisória do Agrupamento de Escolas de Estarreja, Jorge Ventura, afirmou que estas “entidades desenvolvem todos os dias e dirigem para cada um de vós um trabalho competente para que todos possam perceber que são acompanhados. Queremos ser referência e queremos que todos vocês possam, amanhã, se constituírem como referências de excelência. Sejam excelentes cidadãos, tomem boas decisões”, terminando com uma menção ao trabalho que é intrínseco ao sucesso.

Jovens talentos revelam-se no Palco da Feira

Esta edição fica também marcada pela estreia da iniciativa “O Palco é teu”, com o objetivo de revelar muitos dos jovens talentos de Estarreja. Fernando Daniel, que participou recentemente no concurso televisivo “Factor X”, e Fernando Mendonza atuaram na manhã de ontem. Os dois jovens estão determinados a seguir o seu sonho e “fazer da música a nossa profissão”. Estão a trabalhar nesse sentido e atualmente estão à procura de um estúdio para gravar os seus temas originais. “Queremos ir mais além, queremos mais e sonhamos com mais”, afirma convictamente Fernando Daniel.

Como é normal, há quem ainda tenha algumas dúvidas sobre o caminho a seguir. Estudante do Curso de Ciências e Tecnologia da Escola Secundária, no 10º ano, Sandra Gomes, 16 anos, visitou a feira para se informar sobre “os cursos que pode haver para as saídas profissionais que poderei ter no futuro. Sem dúvida, a feira pode ajudar, tem muita variedade”, nomeadamente “as ofertas formativas de várias universidades e escolas profissionais”.

Catarina Pereira, 17 anos, de Avanca, estuda na Escola de Formação Profissional de Turismo de Aveiro, no 2º ano (11ª ano) do Curso de Cozinha e Pastelaria. No seu caso, tendo já uma opção definida, marcou presença na Feira da Juventude para dar a conhecer o seu curso. “Sonho ser chefe de cozinha e um dia ser reconhecida mundialmente. É uma questão de tentativa”, afirma a estudante que quer “viver novas experiências e dar a volta ao mundo em várias cozinhas para aprender novas culturas e gastronomia do mundo inteiro”. Apesar de serem poucos os jovens interessados nesta área, a vontade e o empenho da futura cozinheira são inspiradores e servem de exemplo.

Nos workshops que decorrem na sala de formação do Multiusos, outras histórias de vida procuram despertar nos estudantes o seu lado mais criativo e empreendedor. Os estarrejenses Ricardo Antão, professor universitário de música e músico, as primas Ana Pais e Carla Pereira, empreendedoras e criadoras da ideia de negócio BeeSweet (www.beesweet.pt), transmitiram à plateia que não nos podemos acomodar e ficar à espera que as oportunidades apareçam. “A vida está nas vossas mãos!”

: Galeria de imagens aqui

A 7ª edição da Feira da Juventude, Formação e Proteção Civil decorre no Multiusos de Estarreja até às 17h30, com entradas livres.

MOSTRA FORMATIVA – Entidades participantes
• ISMAI
• IPAM
• ISSSP (INSTITUTO SUPERIOR SERVIÇO SOCIAL DO PORTO)