“Guarda-Rios” de Estarreja no top 10 mundial

quinta, 19 de novembro 2015

O “Guarda-Rios” de Estarreja está a voar pelo mundo fora. A instalação urbana, que pode ser apreciada no Multiusos, bem no centro da cidade, surge em nono lugar no top 100 de murais de arte urbana de todo o mundo, figurando entre peças dos EUA, Alemanha, Nova Zelândia, Austrália, Malásia, Brasil, Itália ou França. A peça tem conceção e execução de Bordalo II, a convite da Câmara Municipal de Estarreja, no âmbito da ObservaRia Estarreja Birdwatching Fair 2015.

Imediatamente após a sua apresentação em abril, a instalação de arte urbana, que representa uma das espécies representativas da zona – o Guarda-Rios –, teve um impacto significativo junto da população, conquistando a sua empatia, ao mesmo tempo que ganhava reconhecimento pela comunidade nacional e internacional de arte contemporânea e urbana.

É o único trabalho do país a constar na lista

Agora surge na frente da lista “Top 100 dos murais do nosso tempo” que reúne obras dos melhores artistas mundiais distribuídas por todo o globo e criadas ao longo dos últimos dois anos e meio. Foi elaborada pela “Widewalls”, uma revista on-line suíça que se dedica à divulgação da arte contemporânea e urbana, com base nos gostos dos 50 mil seguidores da sua página no Facebook ao longo das últimas 100 semanas.

Este é o único trabalho em território nacional que consta na lista e coloca Estarreja à frente de obras de cidades como Nova Iorque, Paris, Milão, Londres, Tóquio ou Rio de Janeiro.

O artista Bordalo II aceitou o desafio tendo como tela uma das paredes do Multiusos, localizado no Parque Municipal do Antuã. Nas suas mãos o lixo é arte e, neste caso, para-choques e caixotes do lixo estragados foram alguns dos desperdícios que Artur Silva utilizou para dar forma ao Guarda-Rios. A intervenção pertence à coleção “Big Trash Animals” idealizada pelo artista e servindo de alerta ambiental.

Câmara quer continuar a investir nesta forma de arte

Olhando para este tipo de ações como forma de enriquecimento cultural e de interação com a população e, em simultâneo, uma forma de reabilitação de áreas urbanas menos cuidadas, a Câmara Municipal pretende sustentar a aposta na arte urbana, pintando a cidade com novas cores, representando o Guarda-Rios o começo de um roteiro de arte urbana em Estarreja.