Nestlé Portugal celebra 93 anos com homenagem ao local do seu nascimento: o Lugar de Pensal

Sabia que Pensal é um lugar? Antes de dar nome a um produto da Nestlé, Pensal era pouco conhecido, não passava de um pequeno lugar da vila de Avanca onde apenas existiam pinhais. Ontem, na celebração dos seus 93 anos em Portugal, a Nestlé promoveu uma homenagem ao local onde tudo começou.

quinta, 10 de março 2016


Foi no Lugar de Pensal da freguesia de Avanca, em Estarreja, que em 1923 foi lançada a primeira pedra daquela que é hoje a maior unidade de produção da Nestlé no nosso país - a Fábrica de Avanca – e, simultaneamente, foi este lugar que deu nome a duas das mais emblemáticas marcas portuguesas da Nestlé: uma bebida de cereais e uma farinha de pequeno-almoço.

A Nestlé Portugal homenageou o lugar do seu nascimento e berço de muitas outras marcas da Companhia, com o descerramento de uma placa de toponímia que agora identifica fisicamente o Lugar de Pensal, mantendo-o na memória coletiva da freguesia de Avanca, do concelho de Estarreja e de todos quantos visitem a região.

O Lugar de Pensal localiza-se na terra natal do Professor Egas Moniz (Prémio Nobel da Medicina em 1949), o grande mentor da entrada da Nestlé em Portugal – por via da constituição da Sociedade de Produtos Lácteos. Profundo conhecedor do trabalho que Henri Nestlé havia desenvolvido no século XIX em prol do combate aos elevados níveis de mortalidade infantil, Egas Moniz replicou em Portugal a necessidade de desenvolver uma nutrição com maior qualidade e adaptada às reais necessidades nutricionais da população portuguesa, atuando, com grande sucesso, no incremento da produção de leite, o que lhe granjeou, dez anos mais tarde (1933), o exclusivo de fabricação e venda de produtos Nestlé.

“Quisemos homenagear o Lugar de Pensal por ser aqui que a Nestlé começou a cumprir o seu sonho de melhorar a nutrição dos portugueses”, refere Jordi Llach, Diretor-Geral da Nestlé Portugal, SA., sublinhando que, passados 93 anos “a Nestlé continua empenhada na melhoria da qualidade de vida das famílias portuguesas, através do fabrico de produtos nutricionalmente equilibrados, saborosos e adaptados à conveniência dos consumidores portugueses, mas também através da educação para uma alimentação cuidada, integrada em estilos de vida saudáveis e ativos. São estes os nossos compromissos com os Consumidores.”

Produto ‘Made in Avanca’

Orgulhoso por “termos um produto ‘Made in Avanca’ com o nome do lugar de Pensal”, o Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, juntou-se à sessão comemorativa lembrando que a marca Pensal “esteve sempre presente, de certeza, nas casas de todos nós” e elogiou a “perspetiva industrial e de criação de emprego” incrementada pela Nestlé Portugal, mas também o desígnio de “relembrar aquilo que são os valores locais nomeadamente os lugares. É muito importante para nós a Nestlé, isso é óbvio, tanto quanto é importante convidarmos novas empresas para vir para Estarreja, para trabalharem aqui, para crescerem cá. Este solo é fértil, a Nestlé tem vindo a investir ao longo destes anos, tem cerca de 500 postos de trabalho o que é notável nos dias que correm. Espero que continue a investir e a criar ainda mais postos de trabalho.”

No seu discurso, Diamantino Sabina, destacou a estratégia municipal de desenvolvimento económico. “Nós, como Município, estamos muito empenhados em criar postos de trabalho em Estarreja. O nosso trabalho tem sido árduo, tem havido um empenho muito grande da nossa parte porque entendemos que a indústria e os postos de trabalho criam riqueza, fixam as populações e tornam as nossas terras mais importantes. Temos vindo a conseguir isso no nosso Eco Parque Empresarial e a Nestlé Portugal faz parte deste projeto global de fazer crescer o nosso concelho.”

Mais 4 milhões de investimento em 2016 na fábrica de Avanca

A multinacional vai continuar a apostar em Avanca e na sua unidade fabril como já tem vindo a fazer ao longo das últimas décadas, conforme anunciou Jordi Llach, Diretor-Geral da Nestlé Portugal. “Vamos investir ainda mais do que em 2015. Temos que definir os detalhes do investimento mas vamos continuar nos níveis dos anos anteriores” com montantes a rondar os 4 milhões de euros. O responsável antecipou ainda os valores globais de investimento previstos para Portugal em 2016, 17 milhões de euros destinados à renovação, inovação e segurança. Somos competitivos a nível europeu em Portugal e estamos a produzir com boa qualidade. O mundo está a olhar mais para Portugal, o que é muito positivo. 2015 correu bem nas exportações e a nível nacional, tivemos crescimento na Nestlé em Portugal e ganhamos quota de mercado em várias categorias”, afirmou.

De PENSAL para o mundo 

Pouco depois do início da construção da fábrica de Avanca, Pensal rapidamente deixou de ser apenas o nome de um Lugar, emprestando o seu nome aos produtos que a fábrica produzia nos primeiros anos, sobretudo derivados do leite, manteiga, queijo e mesmo leite em pó. PENSAL foi já marca de manteiga e de leite em pó e esteve sempre presente no portefólio da Nestlé Portugal ao longo dos seus 93 anos de história. Chegou aos dias de hoje como marca de uma deliciosa bebida de cereais solúvel (inicio de produção em 1976) e de uma nutritiva farinha de pequeno-almoço (inicio de produção em 1968). Estas marcas continuam a ter, nos dias de hoje, um forte pendor de inovação, porque na Nestlé os produtos acompanham gerações de famílias, crescendo e adaptando-se a elas. Recentemente, a bebida de cereais PENSAL foi lançada numa nova variedade, com Aveia, e toda categoria de bebidas cereais onde se inclui o PENSAL viu a sua imagem e embalagens renovadas.

Ambas as marcas levam hoje o nome do Lugar de Pensal a vários pontos do Globo. Quer a bebida de cereais, quer a farinha PENSAL são exportados para três continentes: Europa (França, Suíça, Bélgica, Luxemburgo e Holanda), África (PALOP’s) e América do Norte (EUA e Canadá).

Além destes produtos com a marca PENSAL, a fábrica de Avanca é ainda responsável pela produção de outras marcas icónicas da Nestlé Portugal, como a farinha CERELAC, os cereais NESTUM, os cereais de pequeno-almoço CHOCAPIC, ESTRELITAS e NESQUIK e as outras bebidas de cereais como o MOKAMBO, a BRASA, a TOFINA e o BOLERO.

 

Sobre a Nestlé Portugal:

A Nestlé está em Portugal desde 1923 e faz parte do Grupo Suíço Nestlé, o maior produtor mundial de produtos alimentares e Companhia líder em Nutrição, Saúde e Bem-Estar, que celebra 150 anos em 2016. Uma história de século e meio sustentada no desenvolvimento de produtos inovadores, nutricionalmente equilibrados e saborosos que vão ao encontro dos gostos e das diferentes necessidades nutricionais das pessoas em todo o mundo. A Nestlé está presente em mais de 197 países, tem 442 fábricas, 29 centros de desenvolvimento e pesquisa e conta com cerca de 340 mil colaboradores.

Em Portugal, o Grupo Nestlé está presente no mercado de alimentação em diversas áreas de negócio, das quais se destacam a nutrição infantil, os cafés torrados, as bebidas solúveis, os chocolates, os cereais de pequeno-almoço, a nutrição clínica, os gelados, bem como os alimentos para animais de companhia. Emprega 1895 colaboradores e gerou, em  2014,  um volume de negócios na ordem dos 461,3 milhões de euros.

Na sua estrutura em Portugal a Nestlé conta com três fábricas (Porto, Avanca e Lagoa-Açores), tem a sua sede em Oeiras e cinco delegações comerciais espalhadas pelo continente e ilhas. Para todas a idades, em todas as etapas, a Nestlé marca presença obrigatória. A Nestlé desenvolve as suas atividades em torno de três pilares fundamentais: a Nutrição, a Água e o Desenvolvimento Rural. É através destes que põe em marcha a sua estratégia de responsabilidade social, corporativa criando e partilhando valor com as comunidades onde opera.