ESTAU leva a Arte às ruas

Câmara Municipal aposta na arte urbana

sexta, 22 de julho 2016

Depois do Guarda-Rios, da autoria de Bordalo II, que vigia o Parque Municipal do Antuã, a Câmara Municipal de Estarreja reforça a sua aposta na Arte Urbana com a primeira edição do festival ESTAU – Estarreja Arte Urbana. Com o ESTAU, Estarreja fará eco do melhor que se faz em Arte Urbana no mundo.

O programa integral, que abarca diferentes áreas artísticas que se pretendem em diálogo permanente com as peças de Arte Urbana a criar, será divulgado durante as próximas semanas, mas é desde já possível destacar a presença de grandes nomes da Arte Urbana mundial, como o australiano FINTAN MAGEE ou o nacional ADD FUEL.

A programação do ESTAU passará por diversos espaços públicos e equipamentos, como praças, ruas, Cine-Teatro, Biblioteca, Casa da Cultura, Casa Museu Egas Moniz, entre outros. Será um festival que põe a Arte Urbana a falar com a cidade, com as pessoas, com o património e com a natureza, através de murais, instalações, workshops, filmes, palestras, visitas guiadas, música, performances, onde o LAC – Laboratório de Aprendizagem Criativa terá um papel fundamental.

Desta forma, dá-se início à construção de um roteiro de Arte Urbana, afirmando-o como um ponto de interesse turístico e cultural na Cidade e no Concelho de Estarreja. Acima de tudo, e movido por uma conhecida citação do Prémio Nobel Egas Moniz, o ESTAU leva a Arte às pessoas, à comunidade.

À porta da Casa-Museu Egas Moniz, ainda hoje podemos ler: “as grandes escolas das Artes plásticas são os Museus. Quisera um em cada cidade, em cada vila e em cada aldeia para que o povo se elevasse na comunhão espiritual do Belo”. Em setembro de 2016, o ESTAU inspira-se neste belo pensamento de Egas Moniz procurando transformar Estarreja num museu a céu aberto.

O ESTAU é uma iniciativa da Câmara Municipal de Estarreja, com a curadoria de Lara Seixo Rodrigues e parceria com a Associação de Intervenção Criativa – MISTAKER MAKER.