Pleno emprego é uma das ambições de Diamantino Sabina

Reconduzido para o 2ª mandato na presidência da Câmara Municipal de Estarreja

quarta, 18 de outubro 2017


Com os “olhos postos no futuro”, Diamantino Sabina mostrou-se “esperançado, motivado e orgulhoso” pelo voto de confiança dos estarrejenses que permitiu à Coligação Querer Ainda Mais reforçar o elenco do Executivo na Câmara Municipal e alcançar a maioria na Assembleia Municipal. Durante a cerimónia de instalação dos Órgãos do Município - Assembleia Municipal e Câmara Municipal - para o Mandato Autárquico 2017-2021, o reeleito Presidente da Câmara Municipal de Estarreja reafirmou que “queremos impulsionar Estarreja nos seus mais diversos quadrantes e cremos que as nossas estratégias têm dado os frutos necessários. Não vamos parar de inovar, não vamos parar de apostar, não vamos parar de querer ainda muito mais.”

No último sábado ao final do dia, o Salão Nobre dos Paços do Concelho encheu para assistir à tomada de posse dos 7 eleitos para o órgão executivo Câmara Municipal, dos 21 deputados municipais eleitos diretamente para o órgão deliberativo Assembleia Municipal e, por inerência de funções, os 5 primeiros eleitos para as Assembleias de Freguesia, na sequência dos resultados das eleições autárquicas realizadas no passado dia 1 de outubro.

No seu discurso de tomada de posse, Diamantino Sabina começou por afirmar que “há quatro anos, mesmo que me tenha cabido a mim a vitória, ainda tinha muito caminho para percorrer para que a sentisse verdadeiramente. Este primeiro mandato serviu para provar ao eleitorado que efetivamente merecíamos estar aqui. Foi esta, para mim, a verdadeira prova… a verdadeira vitória!”. Sentindo essa responsabilidade acrescida, Diamantino Sabina foi perentório ao asseverar que “nunca nos será permitido fazermos menos, de ora em diante só o mais é aceitável”.  

Uma das bandeiras da coligação PSD/ CDS-PP, o desenvolvimento económico, continuará a definir as políticas municipais em Estarreja. Diamantino Sabina ambiciona chegar ao “pleno emprego” que acredita ser possível com “o impulso que demos” ao Eco Parque Empresarial. A reabilitação urbana, agora em todas as freguesias, “com o objetivo de incentivar a reabilitação das zonas degradadas e aumentar a área habitacional”, foi outro campo de intervenção destacado pelo autarca. Na Educação, prevêem-se desenvolvimentos na construção da nova Escola Egas Moniz em Avanca e na ampliação do Centro Escolar Visconde de Salreu. 

Em termos sociais, após a implementação da oferta de livros no 1º e 2º ciclos, do apoio ao arrendamento ou à vacinação infantil não comparticipada pelo Estado, do aumento das bolsas no Ensino Superior, “somos inovadores e responsáveis… e continuaremos a ter um Município Socialmente Integrador!”, através de novas medidas como o Plano Municipal para a Igualdade e Cidadania, apoio às famílias numerosas, criação do Regulamento de Apoio ao Consumo de Água e Saneamento ou apoio dos desfavorecidos na compra de medicamentos para tratamento de doenças crónicas.

Diamantino Sabina desejou “a todos os eleitos, de todos os quadrantes políticos, um mandato profícuo, de entreajuda, com elevação e respeito pelos mais elementares ditames democráticos e pelas instituições que hoje passamos a representar. A responsabilidade é grande e o tempo exige de todos nós o melhor das nossas capacidades”, deixando o apelo: “façamos um mandato exemplar, façamos todos pela nossa terra!”

Após o ato de instalação dos órgãos autárquicos, a Assembleia Municipal realizou a sua 1ª reunião de funcionamento, para proceder à eleição da Mesa da Assembleia. Regina Bastos foi eleita Presidente da Mesa da Assembleia, acompanhada por António Valente de Sousa, como 1º Secretário, e Arminda Paula Brandão, como 2ª Secretária. 

A nova Presidente da Mesa, Regina Bastos, dirigiu-se aos estarrejenses para que “contem com esta Assembleia como mola dinamizadora da vossa participação na definição e nas decisões da nossa vida coletiva. A voz dos estarrejenses será sempre ouvida aqui, queremos que participem, que deem a vossa opinião, que acompanhem a nossa vida autárquica”, concretizável através da transmissão em direto, de sessões descentralizadas e de sessões temáticas. Aproveitou para anunciar que a primeira reunião ordinária de fevereiro será realizada na freguesia de Pardilhó.

A sessão de tomada de posse foi transmitida em direto e mantém-se disponível para visualização na página do Município no Facebook.


Composição dos órgãos autárquicos para o mandato 2017/2021

:: CÂMARA MUNICIPAL 
Coligação PSD/CDS-PP Querer ainda Mais!
DIAMANTINO MANUEL SABINA 
ADOLFO FIGUEIREDO VIDAL 
ISABEL MARIA DA CONCEIÇÃO SIMÕES PINTO 
JOÃO CARLOS TEIXEIRA ALEGRIA 
CARLOS AUGUSTO OLIVEIRA VALENTE 
Partido Socialista
CATARINA DE ASCENSÃO NASCIMENTO RODRIGUES 
MADALENA MARIA TRINDADE COELHO BALÇA 

:: ASSEMBLEIA MUNICIPAL 
Coligação PSD/CDS-PP Querer ainda Mais!
REGINA MARIA PINTO DA FONSECA RAMOS BASTOS (Presidente)
ANTÓNIO MANUEL VALENTE DE SOUSA (1º Secretário) 
JOSÉ DOMINGOS MATOS SOUSA 
ARMINDA PAULA MOUTELA BRANDÃO (2ª Secretária) 
CARLOS ALBÉRICO DE AMORIM ALVES 
JOSÉ AUGUSTO DA LUZ MATOS 
MARIA MARGARIDA ROCHA E SILVA 
TIAGO MIGUEL VALENTE VARUM 
MANUEL ARMANDO DOS SANTOS MARQUES 
VERA DA CONCEIÇÃO SANTOS DE ALMEIDA GOMES SILVEIRA DE ALBUQUERQUE 
ANTÓNIO HILÁRIO DE MATOS 
Partido Socialista
JOSÉ GONÇALO SARMENTO DE REBOCHO SILVA E COSTA 
VLADIMIRO DAS NEVES RODRIGUES DA SILVA 
LUÍSA SOARES HENRIQUES 
HUGO DANIEL MATOS OLIVEIRA 
DIAMANTINO ALBERTO GARRIDO CORREIA 
LUCIA MARIA DE ALMEIDA ARAÚJO 
RUI JORGE DE OLIVEIRA PINHO E SILVA 
NUNO MIGUEL VALENTE DE CASTRO
CDU – Coligação Democrática Unitária (PCP-PEV)
CATARINA LUÍSA CANHOTO MATOS DE ALMEIDA 
JOAQUIM MANUEL DA SILVA BRITO MESQUITA 
PRESIDENTES DE JUNTA DE FREGUESIA
Partido Socialista
JOSÉ JORGE SILVA VALENTE BORGES (Avanca)  
MANUEL AUGUSTO RODRIGUES DE ALMEIDA (Salreu) 
Coligação PSD/CDS-PP Querer ainda Mais!
JOSÉ ANTÓNIO PEREIRA DE SOUSA MARQUES (Beduído e Veiros) 
JOSÉ GABRIEL OLIVEIRA TAVARES (Canelas e Fermelã) 
ANTÓNIO JOSÉ DA SILVA TAVARES (Pardilhó)