Lares de 3.ª Idade com atividade física e leitura

Câmara Municipal apoia o combate ao isolamento dos idosos

quinta, 21 de maio 2020


Abriu-se uma nova janela, virtual, de contacto com os idosos institucionalizados, promovendo momentos lúdicos e de interação social. O Município de Estarreja leva a estes estarrejenses, sessões de atividade física e de leitura, contribuindo para minimizar as consequências do isolamento e que ajudem a fortalecer a saúde mental e o bem-estar dos utentes.

São novas respostas adaptadas à pandemia COVID-19 e às exigências das autoridades de saúde para conter o contágio do novo coronavírus. A Câmara Municipal de Estarreja transpôs para o ecrã do computador as atividades físicas e culturais que já faziam parte do plano municipal de animação dedicado às IPSS, neste caso com respostas direcionadas para a 3.ª Idade.

O Chá com Letras acontecia fisicamente na Biblioteca Municipal e passou a ter uma versão online. A pandemia obrigou a reajustamentos, mas sem perder a relação e o contacto com os idosos. As sessões semanais são um momento de leitura interativo dinamizados pelos técnicos da Biblioteca Municipal, com espaço para uma breve conversa, partilha e mensagens de esperança. A reação mais valiosa que se pode obter são os sorrisos, a alegria e os aplausos dos idosos institucionalizados. 

Cuidar do corpo é também cuidar da saúde mental. E por isso foram retomadas as aulas de gerontomotricidade nas instituições após um interregno durante a fase mais crítica da pandemia. Realizadas às terças-feiras, às 10h30, com uma periocidade semanal, os técnicos da Escola Municipal de Desporto orientam as aulas online, tendo como objetivos a promoção da autoestima, da autonomia funcional e a melhoria da aptidão física. 

Praticar exercício físico é, como em todas as idades, benéfico a vários níveis, mas neste período mais complexo que estamos a viver, com alterações profundas nas rotinas dos utentes e com medidas fortemente restritivas, esta ação torna-se essencial para ajudar as instituições a manter a positividade, a interação social e a proporcionar momentos de animação aos nossos idosos. 

O Município de Estarreja continuará atento às necessidades das populações mais frágeis, num trabalho de proximidade e sempre em articulação com as instituições.