DESCOBRIR E EXPERIENCIAR

Evento Cultura

Criar e proporcionar novos olhares sobre o território, focados na ativação do património material e imaterial, com especial enfoque dado à Ria de Aveiro e à arte em espaço público, é o mote para “Descobrir e Experienciar Estarreja”. A programação está inserida na candidatura “Descobrir e Experienciar Novos Territórios”, um projeto de programação cultural em rede dos municípios de Estarreja, Aveiro e Covilhã.

28 AGOSTO » 21h30 Praceta do Mercado Municipal
EL SHOW DE DODÓ (Argentina)
O espetáculo é apresentado de uma forma teatral e remete-nos para o universo do cabaret, através do cenário, música e da própria interpretação. Um espetáculo de sonho, fantasia e humor.
Marina Sorin Violoncelo, violino, trompete, vozes Luca Frasca piano, acordeão, percussão, vozes.

29 AGOSTO » 21h30 Praceta do Mercado Municipal
CUCOMA COMBO (Itália)
Cucoma Combo é uma mistura italiana de vários tipos de sementes de café dos diferentes cantos do mundo, que o músico visionário Marco Zanotti vem recolhendo e plantando, e que faz crescer uma nova energia fervente da música pan-ritmica, a dança do despertar da alegria, o espaço experimental para arranjos ambiciosos e partes improvisadas de sopros coloridos.
Marco Zanotti bateria, percussão, voz, Martina Fadda voz, percussão, teclados, Daniel Corbelli guitarra, percussão, Andrea Taravelli baixo, Fabio Mina flautas, saxofone, gaita colombiana, danmoi, eletrónica, kalimba, Marcello Jandu Detti trombone, bombardino, trompeta, conchas.

11 SETEMBRO » 19h Praça do Município
DUANE FORREST (Canadá)
A sonoridade única deste cantor e compositor caracteriza-se como uma mistura de jazz, reggae, bossa nova e soul e é influenciada pelas suas viagens pelo mundo. A acústica quente de Duane Forrest consegue fazer despertar a nossa alma para o amor. Cantando em várias línguas, Duane tece bossa nova, reggae, jazz e soul.
Duane Forrest guitarra, voz

12 SETEMBRO » 19h Praça do Município
VALTER LOBO (Portugal)
Depois de “Mediterrâneo”, que se começa a afigurar como um álbum de culto no que toca à escrita de canções em português por artistas independentes, Valter Lobo apresenta um novo conjunto de canções que retratam bem a forma romanceada da visão que o autor tem do mundo, sempre temperada por uma melancolia.
Valter Lobo voz, guitarra

18 SETEMBRO » 19h BIORIA - Esteiro de Salreu
SIMON KEMPSTON (Escócia)
Simon Kempston apesar de ainda bastante jovem é já considerado um dos mais inspirados compositores e letristas vindos da Escócia, além de talentoso guitarrista fingerstyle. A sua paixão pelas paisagens celtas, bem como as suas viagens, principalmente à Europa Oriental, têm uma influência muita marcada nas suas letras. O músico já atuou em alguns dos mais prestigiados festivais europeus, onde tem recolhido inúmeras críticas bastante elogiosas.
Simon Kempston guitarra, voz

19 SETEMBRO » 19h Parque Municipal do Antuã
LUCA ARGEL (Brasil)
A música de Luca Argel tateia com ternura as palavras. O seu samba seduz na doçura e singeleza, sorve o quotidiano e transforma-o. Através de guitarra e percussão com objetos de cozinha, desenha um som enxuto para destacar a arte poética de canções atravessadas pelo humor e pela força lírica das minúcias do mundo. Corriqueiro à superfície, político nas entrelinhas. Porque mesmo quando o mundo está doente, o melhor é seguir cantando e sorrindo. O autor do hino do Carnaval de Estarreja, “Sorria”, é sempre bem-vindo.
Luca Argel voz e guitarra, Carlos César Motta bateria, Neném do Chalé percussão, Pri Azevedo teclas, Cláudio César Ribeiro guitarra elétrica

Concertos com lotação limitada

Artes Visuais
10, 11 e 12 SETEMBRO » Sessões às 22h, 22h30, 23h e 23h30 Praça Francisco Barbosa
ESPETÁCULO AUDIOVISUAL, JOÃO MARTINHO MOURA
Espetáculo vídeo mapping de celebração da história da cidade, o seu património urbano, arquitetónico, paisagístico e etnográfico, com especial enfoque dado à Ria de Aveiro e à arte em espaço público.
João Martinho Moura desenvolve o seu trabalho na área das media arts desde o início da década de 2000. A sua obra foi apresentada internacionalmente, em mais de 18 países, algumas exibições à escala de cidades.
Lotação limitada

Arte Urbana
19 SETEMBRO » 18h30 Parque Municipal do Antuã
A CADEIRA PORTUGUESA, INSTALAÇÃO ARTÍSTICA DE DIOGO AGUIAR STUDIO
As comemorações do 100.º aniversário da ADICO, fundada em 1920 por Adelino Dias Costa, encerram com a homenagem à “Cadeira Portuguesa”, também conhecida por “5008”, o seu número de referência.
Diogo Aguiar Studio irá reinterpretar esta peça icónica do design nacional, desde a década de 30 a adornar as esplanadas portuguesas. Mais do que uma simples cadeira, é um símbolo da portugalidade reconhecido internacionalmente.

Dança
10 SETEMBRO » 19h
11 SETEMBRO » 15h e 17h
12 SETEMBRO » 11h, 16h e 18h
Início no mural Guarda Rios, de Bordalo II – Parque Municipal do Antuã
CINESTÉSICO, VISITA DANÇADA ESTAU
Nova produção artística onde con­fluem várias artes, dando corpo a um exercício multidisciplinar e inclusivo através de sete composições coreográficas originais.
Dança, música e texto vão dialogar com a pintura - sete icónicos murais da cidade - para estimular a perceção individual do espectador para a Arte Urbana, e, ao mes­mo tempo, contextualizando-a na geome­tria social da zona em que se inserem.
Ana Guilherme Ruano Cardoso Criação e Interpretação Diogo Marques Produção Técnica
Lotação limitada [ Inscrições neste formulário https://bit.ly/cinestesico ]

2021-08-28 00:00:00 a 2021-09-19 00:00:00