HÁ FESTA NA QUINTA

Evento Cultural


54.º ANIVERSÁRIO DA CASA-MUSEU EGAS MONIZ, AVANCA

HÁ FESTA NA QUINTA

No tempo de Egas Moniz, a Quinta do Marinheiro era uma festa. Sempre que ele chegava a Avanca, a quinta ganhava vida e as atividades culturais e de lazer sucediam-se. É esse lado carismático da personalidade do neurocientista, único Nobel da Medicina português, que inspira o evento “Há Festa na Quinta”. 

O evento liga-se desta forma à vida do cientista nascido em Avanca e renova o convite para visitar a Quinta do Marinheiro com uma oferta cultural e de lazer, e a visitar os jardins e espaços naturais outrora percorridos pelo médico investigador.

Teatro de Marionetas
Música & Circo
Espaço Criança
Workshops
A Quinta dos Animais
Passeios de Moliceiro
Stand Up Paddle
Jogos Tradicionais

 

PROGRAMA [ Aceda aqui ao desdobrável do programa versão pdf // versão issuu ]

Dias 15 (18h30), 16 e 17 (15h e 18h)
CONFIDÊNCIAS DE ACAFEM  - VISITAS ENCENADAS À CASA MUSEU 

INSCRIÇÃO LIMITADA A 12 PARTICIPANTES - clique neste link para aceder ao formulário de inscrição 
Visita guiada e encenada à Casa Museu, a partir de uma carta anónima, relatando confidências de um tal de ACAFEM (António Caetano de Abreu Freire Egas Moniz) dizendo-se saudoso pelos tempos de infância e enaltecendo Avanca, a sua terra natal.

Dias 16 e 17
15h e 16h30 PASSEIOS DE MOLICEIRO
VISITA GUIADA COM OBSERVAÇÃO DE FAUNA E FLORA
INSCRIÇÃO LIMITADA A 12 PARTICIPANTES POR PASSEIO - clique neste link para aceder ao formulário de inscrição
Navegue entre canais naturais da Ria de Aveiro e ilhas à descoberta dos mistérios das tradições e história da Região.

das 14h30 às 19h STAND UP PADDLE
Possibilidade de saborear a quietude e a beleza natural do lago da Quinta do Marinheiro, numa experiência única de SUP – Stand Up Paddle. 
Maiores de  8 anos / Inscrições por ordem de chegada

ESPAÇO CRIANÇA
Das 15h às 19h Atividades lúdicas - modelagem de balões, tatuagens Glitter, atelier de construção de   pasta de sal colorida 
Das 11h às 19h Insufláveis 


Dia 16 
10h30 Workshop de Desenho Criativo com Mário Afonso
INSCRIÇÃO LIMITADA A 10 PARTICIPANTES - clique neste link para aceder ao formulário de inscrição (maiores de 12 anos)
Construção de desenhos expressivos a partir de um gesto performativo. Procura-se através da técnica de desenho livre, projetar o estado de espírito num esboço, condicionado pela técnica, materiais e espaço envolvente.

16h PICNIC – Teatro  de Marionetas 
Um picnic na natureza seria muito mais agradável sem a interferência… dos bichos.
Alguns bichos podem ser incómodos, é certo. (…) Debaixo dos nossos pés, invisíveis para além de fugazes voos e algumas interações inconvenientes, os insetos ocupam um mundo oculto, tão vasto como extraordinário. Este espetáculo leva-nos pela cova do besouro adentro, para descobrir o estranho e fascinante mundo destes pequenos bichinhos, de tão grande valia. Tudo em escala milimétrica.
 
17h Insectarium – Oficina de construção de Insetos
Maiores de 3 anos
Nesta oficina, associada ao espetáculo PICNIC da companhia Historioscopio, as crianças constroem os seus próprios insetos, inspirados nas personagens do espetáculo e conhecem um pouco mais das suas histórias.

21h30 SERENA SERENATA | DIVERTIMENTO VOCAL | ÓPERA’ISTO
Começamos por arranjar uma varanda nómada (…). Depois são três os pescoços torcidos, porque com três pescoços o torcimento permite harmonias bem mais saborosas. E por fim… o que será que está por trás do cortinado que se ilumina com o canto dos marinheiros? O desafio do incerto e o mistério da descoberta é que nos move.
É este o mote em Serena Serenata: uma esperança qualquer para três viajantes enamorados por cada varanda, cada nova luz, cada esperança de algo aconteça.

 

Dia 17 
11h Sessão de Música para Bebés 
PARA BEBÉS ATÉ AOS 36 MESES
Vamos viajar e contar segredos à Lua, na companhia do Sorriso da Lua.
“Sabes, Lua? Os instrumentos musicais, têm formas e tamanhos e sons tão giros! Vais ver, Lua, como é bom sentir a música e como ficamos tão bem quando a temos por perto! Vais ver como te vamos fazer sorrir! Chiiiuu, mas não contes a ninguém… É uma descoberta, só para quem quiser DescobRir” 

das 11h às 19h Quinta dos Animais 
Os animais estarão na quinta para delícia de miúdos e graúdos, que terão a oportunidade única de contactar com animais como alpaca, mini burro e algumas aves de rapina, com demonstrações ao longo do dia.

a partir das 15h Jogos Tradicionais | Parceria com as Associações ACRAP e ARCAL

a partir das 15h Dragonologia – WE TUM TUM
Espetáculo de itinerância
Dragonologia é um projeto que envolve crianças e adultos num universo da fantasia. Uma proposta interativa, divertida e peculiar. Com a capacidade de transportar todo tipo de públicos para este universo, envolve-se com pessoas e espaços, interagindo e criando relações, num contexto descontraído e amigável.

16h Pano para Mangas
Performance
Este projeto é o resultado de um processo experimental e de envolvimento  singular dos alunos do Agrupamento de Escolas de Pardilhó e a companhia de teatro Kopinxas.
Num apelo à liberdade criativa e ao autoconhecimento, através de jogos teatrais, esta experiência multidisciplinar é instrumento promotor da mudança em prol de um crescimento e desenvolvimento saudável.

17h CRASSH DUOCIRCUS | WE TUM TUM
Um espetáculo onde apenas 2 personagens transportam o público, de uma forma intimista e bastante acolhedora, para o universo Crassh, onde o mais comum dos objetos inerentes ao nosso dia-a-dia serve para produzir música, desde simples melodias a complexos e virtuosos ritmos. Aliado uma forte componente cómica, visual, de interação com o público, e de disciplinas circenses onde o malabarismo serve também para criar música ao vivo.


Mais informações 
museuegasmoniz@cm-estarreja.pt 
234884518/ 967 128 579

 

“Tudo se passa em torno
da Casa do Marinheiro
donde a família provém.
Ali todos se juntavam em dias festivos,
templo de confraternização, amizade e harmonia
que sempre viveu a minha gente.”


Datas
2022-07-14 00:00:00 a 2022-07-17 00:00:00