Cerimónia Evocativa do 150.º Aniversário do Nascimento de Egas Moniz

sexta, 29 de novembro 2024


Antes da estreia absoluta do espetáculo inédito “A Nossa Aldeia”, a Câmara Municipal de Estarreja promove a Cerimónia Evocativa do 150.º Aniversário do Nascimento de Egas Moniz, Prémio Nobel da Fisiologia e da Medicina, esta sexta-feira, 29 de novembro, às 16h30, na Casa-Museu Egas Moniz, em Avanca. Todos são convidados a participar na sessão, que tem o objetivo de evocar o neurocientista que nasceu neste mesmo dia em 1874, Avanca, e que constitui uma referência obrigatória quando se fala de vultos do século XX, bem como da História da Medicina. 

Irão intervir na sessão: o presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, o Presidente do Conselho Português para o Cérebro, Pedro Alberto Silva, e a Presidente da SPNR - Sociedade Portuguesa de Neurorradiologia, em representação dos premiados com o Prémio Egas Moniz em Neurorradiologia, Ana Mafalda Reis.

A sessão inicia às 16h30 com a receção dos convidados e um momento musical com a escola de música “Sorriso da Lua”, de Avanca.


Estreia de “A Nossa Aldeia”

Este será ainda o dia de estreia do espetáculo multidisciplinar adaptado da opereta de autoria de Egas Moniz, “A Nossa Aldeia”, que sobe ao palco às 21h30, no Cine-Teatro de Estarreja, com repetição no dia 30, à mesma hora. A receita deste espetáculo reverte a favor da PT.AVC - União de Sobreviventes, Familiares e Amigos.

O espetáculo envolve quase uma centena de pessoas, entre elementos da comunidade estarrejense (43), atores amadores, bailarinas, músicos, bombeiros e técnicos, integra a programação de “Aveiro 2024 - Capital Portuguesa da Cultura”, e é uma coprodução do Município de Estarreja, “Sol d’Alma – Associação de Teatro” e “No sorriso da Lua”, com direção artística, dramaturgia e encenação de Leandro Ribeiro, e direção musical e composição de Vítor Sousa.

 

As iniciativas estão inseridas na celebração do 150.º aniversário do nascimento do neurocientista, nascido a 29 de novembro de 1874, que tiveram início em maio deste ano, com os Cafés de Ciência, e decorrem até maio de 2025.