Estarrejense Hugo Geada apresentou o livro "Fora de Horas" em Paredes de Coura

quinta, 14 de agosto 2025


“Fora de Horas: o retrato de uma geração à rasca”, é o livro de estreia do jornalista Hugo Geada que foi lançado no festival de música Vodafone Paredes de Coura.

Nesta primeira apresentação da sua obra, o autor estarrejense juntou-se ao guitarrista Marco Duarte e à jornalista da Antena 3 Marta Rocha para uma conversa sobre o tema principal do livro: a precariedade dos músicos em Portugal, numa sessão que aconteceu ontem, dia 13 de agosto.

Hugo Geada revela que “escrever um livro era um sonho antigo e um daqueles objetivos que tinha na minha lista (imaginária) de coisas a fazer antes de morrer”. Com base em entrevistas e experiências reais “Fora de Horas" desenha o retrato das dificuldades e desafios de quem tenta criar música em Portugal. 

Nestes relatos de uma realidade invisível que prestam homenagem a quem a resiste, contam-se as vozes de Blaya, David Bruno, Selma Uamusse, Bia Maria, Marco Duarte, João Borsch, Femme Falafel, Maira Reis ou Cláudia Guerreiro, num total de 24 músicos entrevistados. A obra foi editada e publicada pela CISMA, associação cultural da Covilhã.

Hugo Geada nasceu a 5 de Janeiro de 1997 em Estarreja. Licenciou-se na UBI na Covilhã e vive agora em Lisboa, onde concluiu o mestrado em Jornalismo na Nova FCSH. Antes de se dedicar à escrita, tentou a sorte na música com uma banda que não foi a lado nenhum, sonhou ser craque no andebol e criou um podcast chamado “Sons Psicadélicos Para Toda a Família”. Escreveu para publicações como Jornal de Estarreja, Threshold Magazine, Visão, Público, Jornal i, Nascer do Sol, Blitz/Expresso, Observador, Comunidade Cultura e Arte, NiT e Time Out Lisboa.

"Fora de Horas" encontra-se disponível ao preço de 10€ para membros associados da CISMA e 15€ para o público geral. Instruções para compra em cismacultural.pt/livros