Municípios de Ovar, Estarreja e Murtosa desafiam a ir “Ria Adentro”

Autarquias assinalam o Dia Mundial do Turismo com caminhada fotográfica pela Ria de Aveiro

quinta, 18 de setembro 2025


Para assinalar o Dia Mundial do Turismo, no sábado, 27 de setembro, os Municípios de Ovar, Estarreja e Murtosa promovem, juntos, uma caminhada fotográfica que promete explorar o património natural dos três territórios. A ação integra a campanha “Ria Adentro”, um projeto de promoção turística que junta estas autarquias, numa estratégia concertada para a promoção de um dos elementos naturais mais icónicos e diferenciadores que partilham: a Ria de Aveiro.
 
É mais um convite para ir “Ria Adentro”, à descoberta da autenticidade de uma região e encontrar a Ria por inteiro, no esplendor da sua serenidade. A caminhada fotográfica pela Ria de Aveiro, inicia-se no CAO – Centro de Arte de Ovar, às 9h00, com destino ao primeiro ponto de interesse: o BioRia em Estarreja, às 9h30. 

A paragem seguinte já no concelho da Murtosa, está marcada para as 11h00 e contempla uma visita ao percurso do Cais da Cambeia ao Cais do Bico. 

O almoço será livre no Parque da Antuã (com possibilidade de piquenique ou junto ao Café do Parque), em Estarreja, às 13h00. Já da parte da tarde, tempo ainda para descobrir, a partir das 14h30, o percurso do Cais da Bestida à Ponte da Varela, na Murtosa. 

A última proposta é no concelho de Ovar: uma visita à Barrinha de Esmoriz, marcada para as 15h30. O regresso dos participantes ao CAO está previsto para as 18h00. 

Esta ação é dirigida a profissionais do setor do turismo, empresários, empreendedores, gestores e outros interessados e visa a qualificação dos trabalhadores do setor. 
A participação é gratuita e inclui o transporte, sendo o ponto de encontro no Centro de Arte de Ovar. As inscrições podem ser aqui efetuadas

Lançada em 2020, a campanha “Ria Adentro”, promovida em conjunto pelos municípios de Ovar, Estarreja e Murtosa, visa promover os três territórios através da consolidação de um produto turístico integrado que valoriza a identidade e a autenticidade de cada um deles. 

Assim, as ações previstas no âmbito desta campanha têm como principal objetivo a valorização do património cultural e natural, como forma de atração de novos visitantes, aumentando a sua permanência no território, a dinamização da economia local e a criação de sinergias entre os vários agentes económicos e turísticos.