Recolha de resíduos urbanos condicionada no Natal e no Ano Novo em Estarreja
O Município de Estarreja informa que, nos dias 25 de dezembro e 1 de janeiro, não se realizará o serviço de recolha e transporte de resíduos urbanos indiferenciados no concelho. A autarquia apela à colaboração de todos os munícipes para que reduzam, sempre que possível, a produção de resíduos, evitando a sua acumulação nos contentores e na via pública.
Alerta ainda que, nos dias 24 e 31 de dezembro, serão efetuados os serviços normais de recolha no concelho, destinados aos resíduos urbanos indiferenciados.
Os serviços de recolha de resíduos e de limpeza urbana retomam o seu funcionamento normal nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro, contudo e devido às festividades poderão existir alguns constrangimentos e apelamos à colaboração de todos.
Separe o papel e ajude a reduzir os resíduos urbanos
Em Estarreja, o papel dos seus embrulhos de Natal pode ajudar os Bombeiros Voluntários de Estarreja. Os munícipes só têm de separar o papel e o cartão e entregar na sua Junta de Freguesia nos dias 26, 29 e 30 de dezembro.
Esta é a quarta edição da campanha “Separe, o seu papel volta a ser presente”, promovida pela Câmara Municipal de Estarreja, com a parceria da ERSUC – Resíduos Sólidos do Centro, S.A. O objetivo é promover a separação e recolha de papel, enquanto alia o compromisso verde do Município a uma causa social.
Para além de ser enviado para o destino correto, o papel dos seus embrulhos volta a ter valor para quem precisa, uma vez que, depois de serem entregues à empresa ERSUC, estes resíduos gerarão uma receita - é atribuído um valor de 100€ por cada tonelada de papel recolhido - que reverte a favor dos Bombeiros Voluntários de Estarreja.
Inserida no Compromisso Verde do Município de Estarreja, esta ação faz parte da estratégia focada na prevenção e redução de quantidades de resíduos produzidos, na separação de embalagens, bem como na recolha seletiva e respetivo encaminhamento para reciclagem. Além de gerar receita para uma causa solidária, a iniciativa pretende contribuir para a mudança de comportamentos e sensibilização da população, levando a que sejam cada vez mais aqueles que fazem separação de resíduos. Por um Natal mais sustentável, apela-se à população que seja mais consciente nas suas escolhas e inclua as ações “reduzir, reutilizar e reciclar” na sua lista de presentes ao planeta.
» Colabore! Só tem de separar o papel e o cartão e, depois do Natal, entregar nos dias 26, 29 e 30 de dezembro, na sua Junta de Freguesia.


