Feira d’Ano de Santo Amaro: alterações à planta de ocupação de feirantes

terça, 23 de dezembro 2025


A secular Feira d’Ano volta ao alto de Santo Amaro, freguesia de Beduído, tal como manda a tradição, no dia de 15 de janeiro. Em 2026, haverá alterações na ocupação dos espaços dos feirantes devido à empreitada em curso do “Arranjo Urbanístico da Zona Nascente do Largo de Santo Amaro”, da responsabilidade da Câmara Municipal de Estarreja.

Está definida a planta de ocupação dos feirantes, estando disponíveis 211 lugares. 

O dia 15 de janeiro é sinónimo de subir a esta zona histórica da freguesia de Beduído, onde se situa a Capela de Santo Amaro. Famosa noutros tempos devido ao comércio de gado que atraía multidões, a Feira de Ano, no alto de Santo Amaro, continua a ser muito procurada, também pela tradicional carne assada. É também um centro de comércio de produtos locais e tradicionais, assim como de outras utilidades. Dezenas de feirantes marcam presença anualmente na Feira d’Ano. 

Obra em curso durante este ano

O “Arranjo Urbanístico da Zona Nascente do Largo de Santo Amaro” abrange uma área total de 6 430,00m2 e contempla o redesenho central do largo, com o objetivo de organizar e requalificar a área envolvente à Capela, que inclui os acessos viários e pedonais às habitações existentes. O investimento da autarquia de cerca de 400 mil euros irá dignificar uma das zonas mais emblemáticas do município.

 

Consulte aqui a planta de localização da Feira d'Ano de 2026.