Carnaval de Estarreja que vale! arranca a 7 de fevereiro
Némanus, Ena Pá 2000, Quim Barreiros, José Pinhal Post-Mortem Experience e Nuno Bastos confirmados para a edição de 2026 do entrudo estarrejense.
O cartaz do Carnaval de Estarreja 2026, um dos mais antigos cortejos carnavalescos do país, foi apresentado no passado dia 21, numa conferência de imprensa onde foi enaltecida a continuada aposta nas mais diversas expressões artísticas como o carnaval brasileiro, da folia, de e para as famílias e da comunidade. De 7 a 17 de fevereiro, o melhor espetáculo de Carnaval sai à rua com 4 escolas de samba, 8 grupos de folia, 1 grupo de passerelle, 17 carros alegóricos, cerca de 1500 figurantes, com um programa complementar com exposições, projetos comunitários, espetáculos e concertos para todas as idades.
O evento mais emblemático da cidade começa a 7 de fevereiro e só termina 10 dias depois, a 17 de fevereiro, dividindo-se em dois espaços principais: o Parque do Antuã - o Sítio do Carnaval, onde decorrem os desfiles - e a Praça Francisco Barbosa - o Espaço Folia, onde a festa continua.
Com um orçamento global de 700 mil euros, em que 43% é alocado às condições de acolhimento de públicos, visualização do espetáculo e de experiência para visitantes; 26% no apoio financeiro às escolas de samba e aos grupos de folia e de passerelle, incluindo o Carnaval Infantil; e 14% na programação diversificada do espaço folia com entrada gratuita, referiu a vereadora dos Eventos, Paula Almeida, “o Município de Estarreja continua a investir na qualidade” deste evento âncora da cidade.
A presidente do Município de Estarreja, Isabel Simões Pinto afirma que o sucesso do Carnaval de Estarreja é garantido por centenas de pessoas das mais diversas áreas: forças de segurança, proteção civil, músicos e técnicos de luz e som, limpeza, staff e comunicação. E que o trabalho iniciado em 2016 de reposicionamento e qualificação do “teatro a céu aberto” - disponibilização de parques de estacionamento, com serviço de transfer, o acesso organizado ao recinto, o bilhete especial de comboio fruto da parceria com a CP e a compra de bilhetes online - contribuem para uma experiência positiva e única para quem nos visita.
Espaço folia é o palco das grandes noites
Os eventos dividem-se entre o Parque Municipal do Antuã – Sítio do Carnaval, onde decorrem os desfiles e os grandes corsos - e a Praça Francisco Barbosa - o Espaço Folia, onde a Festa continua, num espaço com concertos e espetáculos com entrada gratuita. Ena Pá 2000 (7 de fevereiro), Augusto Canário (11 de fevereiro), Carnafest (13 de fevereiro), Némanus (14 de fevereiro), Nuno Bastos (15 de fevereiro) e Quim Barreiros e José Pinhal Post-Mortem Experience (16 de fevereiro) são alguns dos nomes que prometem aquecer as noites quentes de Carnaval.
Os tão aguardados Grandes Corsos Carnavalescos chegam no domingo (15 de fevereiro) e na terça-feira seguinte. E o Desfile Noturno das Escolas de Samba na noite de sexta-feira (13 de fevereiro). O futuro deste evento, o Carnaval Infantil sai à rua com 13 grupos e 1600 figurantes (8 de fevereiro). Isabel Simões Pinto, presidente da autarquia, salienta que “é com os mais novos que criamos o sentimento de pertença que esta manifestação cultural deve ter e eles são a garantia da continuidade e futuro do entrudo estarrejense”.
Mostrar, visitar, experimentar e construir
O Carnaval da Fantasia, em 2026, conta com dois projetos comunitários especiais: “Orquestra Improvável” e “Nuvem de Flores” que têm a chancela do LAC – Laboratório de Aprendizagem Criativa da Câmara Municipal de Estarreja.
A Orquestra Improvável regressa ao Carnaval de Estarreja, com direção artística do coletivo We Tum Tum, e renova o seu compromisso de envolvimento da comunidade e de celebração da identidade carnavalesca do concelho. Dinâmico, multidisciplinar e itinerante, o espetáculo marcará a abertura de três grandes momentos da edição de 2026: Marchas Luminosas (11 de fevereiro) e Grandes Corsos (15 e 17 de fevereiro). Já o projeto “Nuvens de Flores” volta às montras do comércio local com uma forte dimensão intergeracional, contando, este ano, com uma novidade: a participação de utentes seniores das IPSS do concelho, que se juntarão à comunidade escolar para criar, ilustrar e dar vida ao Carnaval.
Nuno Pauseiro, presidente da Associação de Carnaval de Estarreja, realça o esforço de todos os grupos e de todas as outras pessoas que estão nos bastidores e que fazem acontecer o Carnaval de Estarreja. E esta dedicação torna “o nosso carnaval cheio de cor e alegria só possível com o envolvimento de todos.”
Compra de bilhetes para os quatro desfiles já está disponível
Os bilhetes para o Carnaval Infantil, o Desfile Noturno das Escolas de Samba e os dois Grandes Corsos podem ser comprados online através da plataforma da BOL ou na bilheteira física, situada na praceta do Mercado Municipal, onde também é possível adquirir o merchandising oficial do evento.
:: Consulte a programação completa. Acompanhe todas as novidades e informações no site do Carnaval de Estarreja ou nas redes sociais: Facebook e no Instagram.
* O PROGRAMA ESTÁ SUJEITO A ALTERAÇÕES OU CANCELAMENTO, EM FUNÇÃO DAS CONDIÇÕES CLIMATÉRICAS. DURANTE O EVENTO, SERÃO CAPTADAS IMAGENS (FOTOGRAFIA E VÍDEO) PARA ARQUIVO DO MUNICÍPIO E DIVULGAÇÃO NOS CANAIS MUNICIPAIS (WEBSITES, REDES SOCIAIS, BOLETIM) E DO CARNAVAL DE ESTARREJA.


