Plano Municipal de Emergência ativado após declaração da situação de calamidade

segunda, 02 de fevereiro 2026


A Comissão Municipal de Proteção Civil ratificou a ativação do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil (ver AVISO), na sequência da declaração da situação de calamidade decretada pelo Governo (Resolução do Conselho de Ministros n.º 15-C/2026, de 1 de fevereiro | DR), alargando-a um conjunto de municípios da região de Aveiro, onde se inclui Estarreja.

A decisão foi tomada durante a reunião da Comissão Restrita de Proteção Civil, realizada esta manhã, nos Paços do Concelho e presidida pela Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Isabel Simões Pinto, com a presença dos responsáveis das entidades que integram o Serviço Municipal de Proteção Civil e dos serviços internos da Autarquia. 

De acordo com a informação disponibilizada pelo Comando Sub-Regional de Aveiro, prevê-se um período de chuva e vento entre os dias 2 e 5 de fevereiro, com probabilidade de ocorrência de inundações e risco elevado de cheias, em particular na madrugada do dia 5.

Face a este cenário, a Comissão Municipal de Proteção Civil implementou um conjunto de medidas preventivas com o objetivo de salvaguardar pessoas e bens:
- Intensificação do controlo e condicionamento do trânsito;
- Ações de desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais;
- Reforço da sinalização e proteção das zonas mais críticas;
- Contacto direto com as populações residentes em áreas vulneráveis ao risco de cheias, ação iniciada esta tarde pela GNR, SAAS e Juntas de Freguesia;
- Reforço da vigilância, dos meios no terreno e remoção preventiva de estruturas exteriores;
- Monitorização permanente da evolução da situação, em articulação com as entidades competentes.

Medidas de prevenção recomendadas à população:
- Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais;
- Redobrar cuidados junto de linhas de água e zonas ribeirinhas com histórico de cheias. Acautelar os bens em locais seguros;
- Não atravessar zonas inundadas;
- Adotar uma condução defensiva, adequada às condições da via;
- Fixar devidamente estruturas soltas, andaimes, placards e outros elementos exteriores;
- Reforçar estores e janelas expostas ao vento;
- Evitar a circulação e o estacionamento em zonas arborizadas;
- Se reside em zonas com histórico de inundações, recomenda-se que tenha em consideração a eventual necessidade de evacuação, seguindo sempre as orientações das autoridades.

Em caso de emergência, deve ligar:
Bombeiros Voluntários de Estarreja – 234842303 
Número de emergência - 112

A Comissão Municipal de Proteção Civil de Estarreja continuará a acompanhar a situação de forma permanente, garantindo informação atualizada através dos canais oficiais do Município em www.cm-estarreja.pt.