Candidatura AUTÁRQUICA HOMOLOGADA!

quarta, 03 de setembro 2003

A Câmara Municipal de Estarreja apresentou recentemente uma candidatura ao Programa Operacional Sociedade da Informação (POSI) com vista à concessão de Diplomas de Competências Básicas em Tecnologias de Informação (DCB). Esta candidatura surge na sequência da detecção por parte da Câmara Municipal de necessidades de formação nesta área, nomeadamente em activos e jovens que, estando sensibilizados para as vantagens da utilização das novas tecnologias de informação, não dispõem das competências essenciais ao seu uso correcto. A obtenção do DCB depende de aprovação num teste exclusivamente prático, com uma duração máxima de sessenta minutos e ao qual qualquer pessoa se pode candidatar. As provas são acompanhadas por um monitor devidamente habilitado e serão efectuadas no Espaço Internet de Estarreja. A autarquia viu agora homologada a candidatura relativa ao seu Centro de Certificação de Competências Básicas em Tecnologias de Informação pelo que vai receber uma comparticipação financeira POSI no valor de 9. 367.49 euros. O referido exame visa avaliar as seguintes competências: Escrever, imprimir e guardar um texto; Pesquisar informação na Internet; Receber e enviar correio electrónico; Estrutura do exame Para efeitos da referida avaliação, é exigida a execução das tarefas seguintes: Criar uma pasta e dar-lhe um título; Digitar, gravar e imprimir um texto dado; Aceder à World Wide Web; Entrar num motor de busca à escolha; Pesquisar sobre um tema dado e imprimir uma das páginas respectivas; Entrar numa caixa de correio electrónico; Ler uma mensagem recebida e imprimi-la; Enviar uma mensagem, anexando o texto anteriormente digitado; Todos os cidadãos que considerem não possuir as competências necessárias à realização directa do teste de certificação que confere o DCB podem frequentar, anteriormente à realização do teste, acções de formação destinadas à aquisição dessas competências. Essas acções de formação terão a duração de 12 horas e são constituídas pelos seguintes módulos: Windows: 3 horas; Word : 2,5 horas; Internet e Outlook Express: 4,5 horas; Exercício de consolidação: 2 horas; O candidato a quem não for concedido o Diploma por não ter efectuado com êxito qualquer uma das tarefas previstas, poderá solicitar novo exame. Em caso de aprovação, o Diploma será emitido e entregue automaticamente após a realização do exame.