CPCJ de Estarreja promove debate sobre consentimento, emoções e relações humanas
“(COM)SENTIMENTO: Entre o Sentir e o Consentir” é o tema do IV Encontro da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Estarreja, que se realiza a 20 de novembro, no Centro de Negócios do Eco Parque Empresarial de Estarreja. A iniciativa reúne especialistas das áreas da psicologia, justiça e educação para debater o consentimento, os limites nas relações e os desafios que as redes sociais e a Inteligência Artificial colocam à proteção de crianças e de jovens.
O que significa consentir? Como aprendemos a reconhecer os nossos limites e a respeitar os dos outros? E de que forma as novas tecnologias estão a mudar a maneira como nos relacionamos? Estas são algumas das questões que vão estar em debate no IV Encontro da CPCJ de Estarreja.
Numa altura em que as relações também se vivem através dos ecrãs, falar de consentimento implica abordar questões como a privacidade, a exposição nas redes sociais, a partilha de imagens e o respeito pela vontade do outro. A CPCJ de Estarreja pretende, por isso, envolver profissionais, famílias e comunidade numa reflexão sobre a importância da educação emocional e da prevenção de comportamentos de risco.
Educar para o consentimento começa nas emoções
A sessão de abertura está marcada para as 9h00, com as intervenções da presidente da CPCJ de Estarreja, Rosa Domingues, e da presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Isabel Simões Pinto.
Às 10h00, o primeiro painel, “Não há Consentimento sem Sentimento: educação emocional como prevenção”, aborda os mitos associados ao amor, aos ciúmes e ao controlo nas relações, bem como a importância de reconhecer e estabelecer limites.
Moderada por Ana Oliveira, psicóloga clínica do Agrupamento de Escolas de Estarreja, a sessão conta com Roberta Marzano, psicóloga e técnica de apoio à vítima na APAV, Daniel Seabra Ferreira, psicólogo clínico e professor na Universidade Lusófona, e Delfina Fernandes, psicóloga e docente da mesma instituição.
Consentir é muito mais do que dizer sim ou não
A partir das 11h45, o debate centra-se no consentimento nas diferentes fases do desenvolvimento e para os desafios que surgem com a utilização das redes sociais e da Inteligência Artificial, sobretudo no que respeita à imagem e à privacidade. O papel da família e da escola na educação para o consentimento estará também em discussão.
Sob o tema “Consentimento: muito para além do ‘sim’ e do ‘não’, o segundo painel será moderado pela Procuradora da República, Rute Miguéis, e contará com Ricardo Barroso, psicólogo clínico e forense e professor na Universidade do Porto, Darlene Costa, advogada na área do Direito da Família e Menores, e Sara Pereira, professora associada da Universidade do Minho.
Da reflexão à prática: projetos de prevenção junto dos jovens
Durante a tarde, o encontro dá lugar à apresentação de projetos que trabalham diretamente com crianças e jovens. Depois de um momento cultural pela SED – Escola de Dança de Estarreja, às 14h30, segue-se o terceiro painel, “Estratégias interventivas junto das crianças e jovens”, com início às 14h45.
Eunice Carmo e Bárbara Moreira apresentam os projetos “SUN – Stand Up Now against sexual violence” e “MOON – MOving ON against sex violence”. O primeiro desenvolve ações de prevenção da violência sexual junto de adolescentes, em contexto escolar, enquanto o segundo procura envolver estudantes universitários na prevenção deste tipo de violência.
Ricardo Barroso dará a conhecer o “PREVINT”, programa de prevenção da violência interpessoal aplicado em contexto escolar.
O painel inclui ainda a apresentação do programa “Sex’Teen”, integrado no projeto “Teen Building”, do CAFAP “Raio de Sol… para Todos”, de Albergaria-a-Velha. A iniciativa trabalha com adolescentes temas como o corpo, as relações, a violência no namoro e o consentimento. A apresentação estará a cargo de Cláudia Fernandes, Educadora Social, e de jovens envolvidos no projeto.
A moderação será assegurada por Luísa Soares Henriques, membro da Comissão Alargada da CPCJ de Estarreja. O encontro termina com um período de debate, marcado para as 16h00.
Na sua quarta edição, o Encontro volta a colocar em discussão questões que dizem respeito a todos, dentro e fora do mundo digital. Mais do que conhecer os riscos, importa perceber como podemos ajudar crianças e jovens a reconhecer os seus direitos, a expressar o que sentem e a construir relações em que o respeito não seja uma exceção, mas uma regra.
As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias e limitadas. Os interessados devem proceder à inscrição prévia até dia 18 de novembro.
Consulte o programa completo.
*Ação de formação em processo de acreditação como ACD – Ação de Formação de Curta Duração para professores


