ESTARREJA MAIS SEGURA

quarta, 08 de outubro 2003

“ Hoje, o concelho de Estarreja está mais seguro”, disse o presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo Matos, durante a assinatura do Protocolo de Atendimento de Emergência Permanente realizada esta manhã. O acordo assumido entre autarquia, Bombeiros Voluntários de Estarreja (BVE) e empresas do Complexo Químico de Estarreja resulta na criação de uma Equipa de Operadores de Central, constituída por quatro elementos, que passa a garantir “atendimento de emergência permanente, qualificado e técnico”, lê-se no protocolo hoje assinado. Até agora tal como está previsto na lei, o atendimento do Serviço Municipal de Protecção Civil (SMPC) era feito na Câmara, nomeadamente no Gabinete de Ambiente e Qualidade de Vida, num horário que se revelava insuficiente, entre as 9 e as 13 horas e as 14 e as 17 horas, “o que não fazia sentido”. A partir de agora, “transferimos para os Bombeiros este atendimento directo”, explica o presidente do município. A mudança dá garantias de uma maior operacionalidade do SMPC para além da articulação existente com as empresas e com os BVE. “Há quantos anos ando eu a pensar nesta situação? Hoje é possível”, comentou satisfeito o comandante dos BVE, Castro Valente. “Nós conseguimos dar um exemplo ao distrito e a todo o país de como construir algo de muito importante para o bem estar das populações. Temos uma equipa formada e preparada para fazer face às situações de emergência”. Castro Valente acrescentou que “conseguimos equipar-nos sem estarmos à espera de dádivas ou de esmolas do poder central”. Presente na cerimónia, o Governador Civil do Distrito de Aveiro, José Leão, concordou com a ideia de que “este é um bom exemplo a ser transmitido a nível nacional”. A parceria com as empresas Dow Portugal, Cires, Ar Líquide, Quimigal e Quimiparque permitiu a concretização desta medida. As empresas apoiam os BVE com um apoio mensal de 2 mil e 600 euros. Para além de garantirem o atendimento, os BVE comprometem-se a “fazer formação a elementos das empresas na área da saúde e na área das técnicas de utilização do equipamento de ataque a incêndios”, diz o acordo. O “objectivo é proteger a nossa população”, salientou o porta voz das empresas na cerimónia, Washington Dantas Ribeiro, director geral da Dow Portugal. “Trabalhamos para que nunca surjam emergências mas temos que estar preparados para qualquer imprevisto”, disse. Assinado no âmbito do SMPC, o protocolo salienta “a existência no concelho de Estarreja do terceiro maior Parque Industrial do país, em cujo Complexo Químico laboram as empresas outorgantes”. O SMPC presidido por José Eduardo Matos está empenhado na revisão do Plano Municipal de Emergência Externo, específico para a zona industrial. A elaboração do Plano Municipal de Emergência, até agora inexistente em Estarreja, foi outra das medidas tomadas. O documento está concluído e aguarda aprovação superior.