IC1 PASSARÁ A SUL DE AVANCA

segunda, 20 de outubro 2003

O presidente da Câmara de Estarreja, José Eduardo Matos, anuncia a passagem do IC1 "completamente a sul de Avanca" tal como é desejo da população avancanense. Numa carta dirigida aos avancanenses, datada de 15 de Outubro, o autarca adianta que "recebemos hoje a 6ª alternativa à proposta original, estabelecendo uma travessia completamente a sul de Avanca (no lugar de Falcão entre a Estação da BP e o restaurante Praia do Furadouro)". José Eduardo Matos lembra que "este IC1 é uma obra fundamental para o desenvolvimento do Concelho de Estarreja, em todas as suas sete freguesias e é urgente para aliviar os perigos e problemas da EN 109. Por isso, a Moção da Assembleia de Freguesia, de 22 de Setembro, para a qual não fui convidado, só reforçou o que já havíamos começado a fazer". O autarca não tem dúvidas que "esta é uma boa solução para Avanca e para todo o nosso Concelho, assim como para a Murtosa". Na missiva, o presidente do Município lembra que "no passado dia 14 de Setembro, foi assinado o Despacho Conjunto dos Munistros das Obras Públicas, Ambiente e Finanças, decidindo pela passagem do IC1 a poente. Tendo o governo anterior, em 1995, suspendido o traçado original e em 2000, definido que o IC1 viria de Ovar pelo lado nascente, estando já em construção até ao nó da Auto Estrada, agora só falta daí fixar essa necessária travessia para poente". Perante este cenário, "a Câmara logo marcou uma reunião para 18 de Setembro onde pediu que o IC1 passasse o mais a sul possível de Avanca e ficando a Lusosciut de apresentar novas alternativas", conta. "Quando o Munistro dos Assuntos Parlamentares e o Secretário de Estado das Obras Públicas vieram em 20 de Setembro proceder ao anúncio oficial, por entre os aplausos de tão ansiada decisão do Governo, logo ali ficou também o compromisso público de se minimizar ao máximo os impactos negativos", lembra José Eduardo Matos.