VENEZUELA EM SALREU

quarta, 22 de outubro 2003

A Embaixada da República Bolivariana da Venezuela em Portugal e a Câmara Municipal de Estarreja apresentam o concerto “Venezuela em Salreu” interpretado por músicos venezuelanos. A Pianista Edith Peña e o Violinista Eduardo Rahn actuam em Estarreja no Salão da Banda Visconde de Salreu no Domingo, dia 26 de Outubro, às 17 horas. As entradas são livres. Divulgar a cultura e os talentos da Venezuela numa zona onde reside uma vasta comunidade luso – venezuelana é o objectivo que norteia esta iniciativa conjunta. O Embaixador da Venezuela em Portugal, Manuel Quijada, irá assistir ao espectáculo. “Queremos aproveitar as oportunidades para demonstrar que a Venezuela tem talentos reconhecidos a nível mundial e, neste caso específico, querem apresentar este concerto à comunidade luso – venezuelana do Norte de Portugal”, refere o Embaixador. Edith Peña Aos nove anos iniciou a sua carreira como solista na Orquestra Sinfónica Venezuela. Integrou a famosa Orquestra de Filadélfia. Estudou em Paris. Percorreu diversos países (Espanha, França, Inglaterra, Áustria, Alemanha, Itália, México, República Dominicana, Canadá e Estados Unidos da América) a tocar com orquestras e a participar em recitais de música de câmara. Em 2002 gravou o seu primeiro CD com a Orquestra Sinfónica Venezuela. Actualmente forma um duo com o violinista Eduardo Rahn. Eduardo Rahn Estudou em New York na Mannes School of Music e logo ingressou na Manhattan Scholl of Music. Na Alemanha recebe o seu primeiro prémio no Concurso Lenzewsky. Dirigiu numerosas orquestras como a de Bogotá e Cali (Colombia), Warren Synphone y Los Angeles Yuoth Orchestra (EUA), Municipal de Caracas, Filarmónica Nacional, Sinfónica de Maracaibo, Solistas de Venezuela, Nacional de El Salvador, Sinfónica da Universidade de Guanajuato, sinfónica de Morelia y Carlos Chávez (México). O duo Edith/Eduardo tem apresentado diversos recitais nos EUA, Venezuela, México e Espanha.