NOVO CENTRO PROJECTADO PARA AVANCA

sexta, 07 de novembro 2003

O Diário da República publicou esta semana, no dia 4 de Novembro, a resolução do Conselho de Ministros nº 173/2003 que ratifica o Plano de Pormenor (PP) da Quinta do Outeiro, freguesia de Avanca, Estarreja. Dado este passo, o documento entra em vigor e os investidores interessados podem apresentar nos serviços camarários os processos de obras, de loteamentos ou de operação urbanística que conduzirão à execução do PP. O plano vai disciplinar o uso, ocupação e transformação de uma zona de 8,4 hectares situada junto dos complexos desportivo e escolar de Avanca criando uma nova centralidade nesta freguesia. Prevê-se a construção de um número máximo de 180 habitações e de mais de 500 lugares de estacionamento. O PP prevê a criação de duas zonas distintas: a área habitacional e uma Praça que engloba comércio, serviços e equipamentos. A habitação subdivide-se em duas tipologias: habitação colectiva de blocos de três pisos e habitação unifamiliar geminada e em banda. O comércio concentra-se na galeria envolvente da Praça. Os serviços ocupam o edifício central da Praça. Prevê-se um elevado número de lugares de estacionamento público, ao longo das vias de circulação, para além do estacionamento particular e sob a Praça. Estão também contempladas áreas de uso público: arruamentos, passeios e espaços verdes.