EDUCAÇÃO EXTRA-ESCOLAR:70 MULHERES MOSTRAM TRABALHOS

segunda, 10 de novembro 2003

Até amanhã, as alunas do curso de Educação Extra Escolar – Bordados à Mão/Corte e Costura da freguesia de Salreu expõem os trabalhos realizados durante o último ano. Promovida pela Coordenação Concelhia de Estarreja do Ensino Recorrente e Educação Extra Escolar, a acção decorreu entre Outubro 2002 e Julho de 2003. Neste dias, na Banda Visconde de Salreu, as 70 mulheres mostram o resultado de nove meses de formação. Todos os anos “aparecem novas pessoas interessadas” em frequentar este curso que se realiza desde 1990. O curso é ministrado por Maria Dias da Silva, de Salreu, que na abertura da exposição, na sexta feira à tarde, se mostrou orgulhosa com os trabalhos confeccionados pelas suas alunas. O curso decorre em horário laboral, frequentado por 41 alunas, e em horário pós – laboral, frequentado por 29 mulheres. Neste momento, está em apreciação na DREC – Direcção Regional de Educação do Centro a candidatura para a realização de um novo curso justificada pela forte adesão das pessoas. Maria Dias da Silva lamenta apenas que “a juventude não apareça e nem se mostre interessada por este tipo de actividade”. Entre o grupo de formandas, Ana Correia, de 22 anos, contraria esta tendência. “Já bordava e fazia ponto cruz. Venho aqui aprender novas ideias e tenho gosto por esta área” que está bem enraizada na família da jovem. “O meu pai também faz bordados”, conta. Professora recém – licenciada, Ana acabou por ficar no desemprego. O curso é também uma forma de rentabilizar o tempo. A exposição inclui ainda trabalhos dos artesãos Avelino Almeida, António Monteiro e Susana Oliveira.