ATÉ DEZEMBRO: LIGAÇÃO À REDE DE ÁGUA A METADE DO PREÇO

terça, 11 de novembro 2003

Até 31 de Dezembro, a Câmara Municipal de Estarreja reduz em 50% o custo da ligação à Rede Municipal de Água. “Pela sua saúde, peça uma ligação à Rede de Abastecimento Municipal” é o apelo da Campanha lançada pela autarquia em Maio e que agora entra na recta final. Os utentes que ainda não requisitaram a água da rede ainda podem fazê-lo até ao final do ano a metade do preço. A má qualidade da água subterrânea está na origem desta campanha de sensibilização. A Câmara pretende erradicar o consumo de água proveniente de furos particulares, poços e fontanários, um hábito que representa perigo para a saúde dos consumidores. “A qualidade da água subterrânea é má por todo o concelho, com contaminação bacteriológica e por nitratos, sendo nalguns casos desaconselhada a utilização dessa água mesmo para cozinhar”, avisa o panfleto de promoção da campanha que seguiu esta semana para a casa dos munícipes. Apesar do investimento efectuado na Rede de Abastecimento de Água e passados alguns anos desde a conclusão das redes, a taxa de atendimento situa-se apenas nos 51% da população. O custo da ligação, 206 euros, poderá representar um óbice para os munícipes, razão pela qual a Câmara decidiu reduzir o preço para metade, ou seja, para 103 euros. Até agora, o número de pedidos (337) aumentou em 30%, entre Junho e Outubro de 2003, em relação ao mesmo período do ano passado. A autarquia espera obter uma adesão mais significativa até ao final de Dezembro. “A água da rede de abastecimento é analisada com a frequência que a lei determina e a sua qualidade é divulgada à população através de editais e na Internet (www.cm-estarreja.pt)”. A água da rede pública tem qualidade controlada sendo por isso a única solução que garante segurança aos munícipes.