ESTARREJA ASSINALA A ATRIBUIÇÃO DO FORAL DE ANTUÃ

quarta, 12 de novembro 2003

O município de Estarreja vai comemorar a atribuição do Foral de Antuã concedido a 13 de Novembro de 1519 por D. Manuel I. A Câmara Municipal promove um concerto com a Orquestra “Ars Antíqua”, no próximo Sábado, dia 15 de Novembro, às 21 horas, na Igreja Matriz de Salreu. Documento outorgado pelo rei, o foral é uma carta que contém os princípios que regulamentam a organização económica, política, direitos, deveres e liberdades dos habitantes do concelho. A Orquestra... A Orquestra Barroca “Ars Antíqua” foi fundada em 2001 com o objectivo de abordar com critérios históricos e filológicos o repertório barroco para orquestra, procurando uma interpretação com o máximo de autenticidade, através do uso e de instrumentos e técnicas de execução da época, aproximando-se com mais rigor, da ideia original dos compositores. O Maestro... António Ramos iniciou os seus estudos no Conservatório Regional de Música de Castelo Branco. Terminou o Curso Superior de Violino com a classificação de 19 valores na classe do Professor Manuel Teixeira. Estudou na classe de música de Câmara dos Professores António Oliveira e Silva e Luísa Vasconcelos. Frequentou o Curso Livre de violino leccionado pelo Professor Tibor Varga e sua assistente Shirin Lim, durante três anos, como bolseiro da Secretaria de Estado da Cultura. Participou em Cursos de férias em Portugal, Espanha, França e Holanda. Estudou com Marie Leonhardt nos Cursos de Música Antiga da Casa de Mateus, e Angel Sampedro na Academia de Música Antiga da Universidade de Salamanca. Faz parte dos grupos “Flores de Música” e “Grupetto” e é membro da Orquestra Barroca de Salamanca. É professor no Conservatório de Música de Coimbra e na Escola Profissional de Artes da Beira Interior. Composição da Orquestra Violinos António Ramos Clara Dias António Martelo Hugo Mendes João Mendes Norberto Fernandes Matilde País Violas António Oliveira e Silva Joana Cipriano Violoncelo Miguel Matias Violone Duncan Fox Traversso João Barroso Flauta Doce Luís Carrapa Cravo Júlio Dias Canto Joaquina Ly Programa Fidicinium sacro H. I. F. Biber (1681) Sonata XI Suite lá m. Para Flauta doce e Orquestra G. Ph: Telemann (1681-1767) Concerto Sol M. Para Traversso e Orquestra J. J. Quantz (1697-1773) Laudate pueri Dominum Salmo 112 para Soprano e Orquestra A. Vivaldi (1678-1741)