NATAL COM MÚSICA

terça, 18 de novembro 2003

Entre 22 de Novembro a 5 de Janeiro de 2004, a Câmara Municipal de Estarreja promove um ciclo de concertos de Natal. Seis espectáculos em pontos distintos do concelho vão assinalar a quadra natalícia em Estarreja. Canelas é o primeiro palco da iniciativa. No próximo Sábado, a Igreja Paroquial de Canelas recebe um concerto de órgão e canto com a presença dos músicos Magna Ferreira e do estarrejense Nuno Alexandrino. O espectáculo começa às 21 horas. As entradas são livres. Ciclo de Concertos de Natal – Estarreja 22 Novembro – Magna Ferreira e Nuno Alexandrino – Igreja Paroquial de Canelas 29 Novembro – Carla Abreu, Nuno Alexandrino, Carla Santos e Maria Emiliana Silva – Auditório da Casa Museu Egas Moniz 6 Dezembro – Romeu costa e Nuno Alexandrino – Igreja Paroquial de Fermelã 12 Dezembro – Orquestra Filarmonia das Beiras – Igreja Paroquial de Pardilhó 20 Dezembro – Fabrizio Nasetti e Nuno Alexandrino – Igreja Paroquial de Veiros 5 Janeiro – Cantares de Reis – Paços do Concelho Curriculum Nuno Alexandrino Natural da Freguesia de Avanca, iniciou os seus estudos musicais no Conservatório de Música de Aveiro onde estudou Piano, Cravo e Canto com as Profs Manuela Guerra (Piano), Cândida Matos (Cravo) e Ana Fleming (Canto). Em 1994, no mesmo Conservatório, decidiu ingressar no curso de Órgão onde estudou com o Prof. Domingos Peixoto e, mais tarde, com o Prof. António Mário. É licenciado em Órgão pela Escola Superior de Música de Lisboa, que concluiu com 18 valores, onde estudou com o Prof. Antoine Sibertin-Blanc em Órgão e Prof. Stephen Bull em Música de Câmara, entre outros. Em 1998, frequentou a Escola das Artes de Utrecht, Holanda, como aluno bolseiro do Programa Erasmus, onde estudou com o Compositor e Organista Willen Tanke. Concluiu essa estadia na Escola de Artes da Cidade de Utrecht com a realização de dois recitais a solo na Igreja de S. Pedro da mesma cidade, onde recebeu excelentes críticas. Como Concertista, tem tocado quer a solo, quer com Coros e Orquestras. Participou em vários concertos non-stop no Grande Órgão da Sé Patriarcal de Lisboa, deu recitais no Grande Órgão da Sé do Porto, Sé de Braga, Sé de Beja, Igreja Matriz de Espinho, Basílica de Fátima, Igreja Paroquial de Fátima, Órgão da Universidade de Aveiro, Igreja de S. Pedro de Aradas, Igreja de Oliveira do Bairro, Igreja de Alvito, Igreja de Alpedrinha, Igreja Alemã de Lisboa, entre outros. Participou em vários concursos de Órgão, nomeadamente no Concurso de Órgão da Juventude Musical Portuguesa, em 1995, realizado em Lisboa, na Igreja da Pena, onde obteve uma Menção Honrosa; no Concurso de Órgão, realizado na Sé do Porto, em 1996; e no Concurso Nacional de Jovens Organistas na Cidade do Lis, realizado no Órgão da Sé de Leiria, em 1997. Frequentou e concluiu com a classificação de "Bom", o II Curso de Música Sacra, realizado em Fátima, onde estudou com o Organista Franz Stoiber, entre outros. Frequentou o Masterclass de Órgão subordinado à Musica Inglesa e Ibérica do séc. XVI a XVIII, orientado pelo Prof. Graham Barber, realizado nos Órgãos da Sé Catedral de Braga. Actualmente é professor de Órgão e membro do Conselho Pedagógico do Conservatório Regional do Baixo Alentejo e Organista na Sé de Beja.