CANELAS: LAVADOUROS AINDA SÃO UTILIZADOS

quinta, 27 de novembro 2003

Sinais dos tempos antigos subsistem Mulheres ainda lavam roupa nos tanques públicos Em Canelas ainda se lava roupa suja à moda antiga. Os dois Lavadouros existentes na freguesia não deixaram de ser utilizados pela população. “Hoje em dia, ainda muitas mulheres vão lavar a roupa aos lavadouros públicos”, confirma o presidente da Junta de Freguesia de Canelas, António Simões Pinto. Este é um “património a preservar” por isso a Câmara Municipal de Estarreja vai proceder à conservação e reparação do Lavadouro da Mata, popularmente designado como Tanque do Nora. A autarquia prevê gastar cerca de 18 mil euros na intervenção. A prática de lavar a roupa à mão em Lavadouros públicos caiu em desuso como consequência dos tempos modernos. Mas em Estarreja o hábito ainda sobrevive, seja por que a necessidade assim o obriga ou simplesmente pelo convívio que proporciona. “As mulheres aproveitam, põem a conversa em dia e lavam a roupa suja e a roupa lavada”, afirma, em tom de brincadeira, António Simões Pinto sem deixar de realçar que a obra “é necessária e o lavadouro está danificado”. Segundo o autarca canelense, o Lavadouro do Campo da Cruz também está a precisar de uma beneficiação. Nesse sentido, a Câmara de Estarreja está a fazer a avaliação ao estado da estrutura.