"ATLETINHAS" VÃO ENTRAR EM CAMPO

segunda, 15 de dezembro 2003

“Após um período experimental, eis chegado o primeiro ano oficial das Escolinhas de Desporto”. Esta frase abre a carta desportiva da Escola Municipal de Desporto de Estarreja dirigida aos encarregados de educação. As Escolinhas vão retomar a actividade em Janeiro. O projecto apresenta uma novidade, vai ser alargado a crianças de menor idade, com quatro e cinco anos. A carta esclarece as metas a atingir até Julho de 2004. “Temos cada vez mais, por objectivo, dar a conhecer aos nossos meninos as várias actividades desportivas que existem e, de uma forma mais específica, ajudar ao seu desenvolvimento integrado (psico – motor, físico, coordenativo e social) ”. Para alcançar o fim proposto, a Escola Municipal de Desporto pretende, “para além do treino semanal da Escolinha, manter as férias desportivas e outras actividades competitivas que per si estimulem a participação dos mais pequeninos no mundo desportivo”. “Uma das nossas preocupações será, sem dúvida, incutir a pouco e pouco nos nossos ‘atletinhas’, a noção de espírito de grupo, a necessidade de cumprir regras e o respeito pela diferença do outro”. Daí a importância das actividades recreativas e de lazer planeadas: Mini Olimpíadas, Encontros Desportivos Municipais e Tardes Desportivas. A Escola Municipal de Desporto de Estarreja desenvolve quatro projectos desportivos: - “Escolinhas” tem como público as crianças entre os quatro e os dez anos de idade; - Ginástica de Manutenção destinada a adultos aposentados ou desocupados com mais de 55 anos de idade. O número de inscritos subiu de 153, em 2002/2003, para 214, em 2003/2004; - Ginástica Geriátrica direccionada para a terceira idade é desenvolvida em seis Lares de Idosos e Centros de Dia abrangendo 120 idosos; - 1ª Ciclo, actividades desportivas em todas as escolas do 1º ciclo do concelho envolvendo 1400 alunos. Próximas actividades da Escola Municipal de Desporto: 18/19 Dezembro – “Encontros Inter Gerações” – acção destinada ao projecto desportivo “+ 55”. É feito o convite aos avós para que levem os seus netos ao circo. Sessões às 10 e 14 horas no dia 18 e às 19 horas no dia 19. 22 Dezembro – “Natal em Movimento” – festa no Pavilhão Municipal de Estarreja com os seis lares de idosos e centros de dia do concelho para comemorar a quadra natalícia.