APEADEIROS RESISTEM

quinta, 15 de janeiro 2004

Os comboios vão continuar a parar em Salreu e Canelas. O Secretário de Estado dos Transportes, Francisco Seabra Ferreira, confirmou a manutenção dos Apeadeiros da CP existentes nas duas freguesias. A novidade foi adiantada na audiência com o presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo Matos, e com os presidentes de Junta de Salreu, Canelas e Fermelã. No âmbito das obras de Modernização da Linha do Norte, a CP equacionou a hipótese de eliminar os actuais Apeadeiros e construir uma única estrutura que servisse as duas freguesias, uma solução desde logo contestada pelas populações locais apoiadas pela Câmara estarrejense. Reanalisada a situação, os Apeadeiros vão-se manter. Na resposta do Ministro das Obras Públicas, Transportes e Habitação ao requerimento apresentado, na Assembleia da República, pelo Deputado do PSD, Jorge Tadeu, é dito que em relação ao Apeadeiro de Canelas haverá “o aproveitamento das infra-estruturas existentes sem a execução do interface nos moldes inicialmente propostos, com a construção de uma passagem desnivelada para peões”. No Apeadeiro de Salreu, vai-se “proceder à construção de novas plataformas com um comprimento de 2 UTE (Unidade Triplas Eléctricas), mantendo o Apeadeiro actual, e executar uma passagem superior de peões”. Satisfeito com o desfecho do processo, o presidente do município comenta que a Linha do Norte é, desta forma, colocada ao serviço das populações “transformando-a numa espécie de metro de superfície”.