ESTARREJA: LIGAÇÕES À REDE DE ÁGUA AUMENTARAM 270%!

quarta, 28 de janeiro 2004

Até 2002, apenas metade da população do Concelho de Estarreja estava ligada à rede de águas. Em Maio de 2003, na II Semana do Ambiente, a autarquia estarrejense lançou uma campanha reduzindo em 50% o custo de instalação do ramal de ligação, incentivando a esse salto de qualidade de vida. Para fundamentar esta campanha, a Câmara Municipal realizou e apresentou os resultados de avaliação da qualidade da água nas 7 Freguesias, na qual se constatou ser má, como na região, também em todo o concelho, sendo nalguns casos desaconselhada mesmo para cozinhar. Por outro lado, a campanha realçou que a “água da rede pública tem qualidade controlada “, pois os serviços técnicos da autarquia procedem com a frequência que a lei determina à sua avaliação, sendo os resultados divulgados à população através de editais e na Internet em www.cm-estarreja.pt Comparativamente com 2002, em que os pedidos de ligação totalizaram 258, em 2003 deram entrada nos serviços da autarquia um total de 701 pedidos de ligação, implicando um aumento de 270%. Em conclusão, foi possível atingir neste momento, praticamente 60% de população com ligação à rede de água municipal, valeu a pena esta campanha e o degrau subido em termos de qualidade de vida, sendo um incentivo ao especial esforço investido nesta área. Assim, fica confirmado que o Ambiente em Estarreja está a Mudar, pois se 2003 foi o ano da Água, em 2004 as atenções ficam agora viradas para o Saneamento, começando a colher os frutos da enorme aposta e investimentos nesta área: falamos de metade do Orçamento Municipal nos últimos 2 anos. Ainda este trimestre se iniciarão as ligações de núcleos urbanos e do complexo químico, na consolidação da subida degrau a degrau da nossa necessária recuperação do passado e responsabilização do presente.