MAIS UM MILHÃO PARA O SANEAMENTO

segunda, 09 de fevereiro 2004

O executivo camarário adjudicou a 2ª fase da obra de Saneamento na Freguesia de Pardilhó à firma CIVILRIA, de Estarreja, pelo valor de 1 milhão e 337 mil euros. O prazo de execução dos trabalhos é de 24 meses. Noutra frente, o executivo camarário aprovou a realização de trabalhos a mais na empreitada de Saneamento na Freguesia de Salreu. A rede será prolongada à Rua da Ladeira e à Travessa Francisco Marinheira. As obras envolvem um custo de 22.500 euros acrescido do IVA. Após a Rede de Água instalada nos anos 90, o Saneamento Básico representa hoje um dos principais indicadores de Qualidade de Vida e de Desenvolvimento. Assumido como uma prioridade municipal, o objectivo da Câmara é dotar o Concelho de Estarreja de infra-estruturas de Saneamento, interligando à SIMRIA – Sistema Integrado de Municípios da Ria, num enorme esforço financeiro que, em 2003, representou 51% do Orçamento da autarquia. A meta é ter, em 2006, 80% do concelho dotado de saneamento. A freguesia de Fermelã foi a primeira a ter a rede implementada, abrangendo 98% dos Fermelanenses, num investimento total de 2 milhões de euros (mais de 400 mil contos). Com o avanço do sistema integrado, será possível iniciar, durante este ano, as ligações à rede. Nesse sentido, já se deu início aos procedimentos processuais necessários para se avançar para a construção da Ligação de Saneamento nas freguesias de Canelas, Fermelã, Beduído e Avanca.