O CARNAVAL DOS IDOSOS

segunda, 23 de fevereiro 2004

Os idosos de Estarreja fantasiaram-se para viver uma tarde diferente. Munidos de máscaras, perucas, vestimentas carnavalescas e outros adornos, os foliões cantaram e dançaram ao som dos ritmos latinos. Entre serpentinas e apitos, o 1º Baile de Carnaval da Escola Municipal de Desporto de Estarreja (EMDE) animou os utentes de 6 lares e centros de dia do concelho, no Pavilhão Municipal de Estarreja. Energia não faltou neste convívio. Durante as quase duas horas de folia, e apesar dos seus 81 anos, a Dona Ilda, utente no Lar da 3ª Idade da Santa Casa da Misericórdia de Estarreja, não dava sinais de cansaço. “Gosto imenso de cantar e dançar”, dizia entre mais um pé de dança. Uma resistência de salutar para a qual contribuem, concerteza, as aulas de Ginástica Geriátrica dadas pela EMDE que “me fazem muito bem”, disse satisfeita. Também com 81 anos, a Dona Margarida, do Centro Social e Paroquial S. Tomé – Canelas, comentou o quanto adora a sessão de exercício físico. “Estou sempre à espera da próxima aula”. E sempre de bom humor confessou “o professor é muito simpático e é ‘novito’. Gosto muito dele”, afirmou soltando risos. Durante o Baile, os idosos aproveitaram para recordar tempos antigos. O Entrudo era festejado de maneira diferente. “Íamos de carroça de burros, vestíamos roupas garridas e festejávamos o Carnaval nas ruas”, recordou a Dona Ilda que espera repetir outras tantas tardes como esta.