JORGE SAMPAIO DESLOCA-SE A AVANCA

terça, 09 de março 2004

Esta terça feira, 9 de Março, o Presidente da República, Jorge Sampaio, desloca-se ao concelho de Estarreja no ponto alto das comemorações dos 80 anos da empresa NESTLÉ em Portugal. O Chefe de Estado visitará as instalações fabris da NESTLÉ situadas em Avanca e irá presidir à Cerimónia de Encerramento das Comemorações dos 80 anos da NESTLÉ Portugal. A sessão está agendada para as 15H30 na Fábrica de Avanca. A empresa assinala os 80 anos da fundação pelo Professor Egas Moniz da Sociedade de Produtos Lácteos que deu origem à actual Fábrica de Avanca da NESTLÉ. "Em 10 de Março de 1923, sob o impulso do Prof. Egas Moniz, do Engº Rodolfo Leipold e do Juiz Artur Valente, nascia num 'prédio composto de terra lavradia e pinhal sito onde chamam Pensal, no Logar do Mato, desta freguesia de Avanca', a primeira fábrica de leite em pó em Portugal: a Sociedade de produtos Lácteos, Lda.. Pouco tempo depois, a Sociedade de Produtos Lácteos obtém da Nestlé o exclusivo da fabricação e comercialização dos produtos NESTLÉ em Portugal", lê-se num panfleto comemorativo da efeméride lançado pela empresa. Na opinião do Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo Matos, a visita do Presidente da República “é o reconhecimento da força e tradição industrial do concelho”.