ILUMINAÇÃO PÚBLICA: POUPAR DINHEIRO E ENERGIA

sexta, 19 de março 2004

A Câmara de Estarreja está a avançar no terreno com dois projectos de Utilização Racional de Energia – Remodelação do Sistema de Iluminação Pública nas freguesias de Beduído, Avanca e Pardilhó. Nesse sentido, a Direcção Geral de Energia aprovou duas candidaturas apresentadas pela autarquia ao MAPE – Medida de Apoio ao Aproveitamento do Potencial Energético e Racionalização de Consumos do POE – Programa Operacional de Energia. Os projectos implicam um investimento total de 375 mil euros. O incentivo financeiro concedido corresponde a 50% deste valor (187 mil e 500 euros). Outros dados: Nº de pontos de luz: 1197 unidades Proveitos energéticos e não energéticos: 82 401 euros/ano Ruas a beneficiar: 95 O objectivo dos projectos é melhorar significativamente os níveis de iluminação (Lux) das áreas envolvidas, através da alteração de fontes de luz (abandono da utilização de lâmpadas de vapor de mercúrio e a sua substituição por lâmpadas de vapor de sódio de alta pressão). Esta mudança resultará numa considerável poupança energética. Em termos genéricos, a meta a atingir será a passagem de níveis de iluminação actuais na ordem dos 0 a 5 Lux, para níveis de iluminação da ordem dos 20 a 30 Lux. Com a aplicação desta solução serão atingidas outras metas: - Melhoria da eficiência temporal das lâmpadas - Diminuição dos custos de manutenção - Melhoria estética do meio ambiente.