FEIRA DO LIVRO EM AVANCA

terça, 23 de março 2004

Foi ontem inaugurada a 1ª Feira do Livro organizada pela Fundação Benjamim Dias Costa, Avanca. Até sexta-feira, 26 de Março, pode adquirir livros e material didáctico a preços mais reduzidos. A Feira apresenta livros técnicos de educação e psicologia, infantis e juvenis, enciclopédias e material didáctico. Estão presentes no certame seis editoras. “Os jovens lêem cada vez menos”, lembra Anabela Reis, assistente social na instituição. Esta actividade quer inverter essa tendência fomentando os hábitos de leitura de crianças e jovens. Outro objectivo desta acção é abrir, à comunidade, as portas das novas e modernas instalações da Fundação. “A Feira do Livro marca o início de várias actividades que iremos organizar ao serviço da Terra, da Cultura e do Ensino. Estas instalações estão disponíveis para trabalhar com escolas, Câmara Municipal e qualquer instituição e colectividade”, afirmou o presidente da direcção da Fundação, Avenilde Valente, na abertura da 1ª Feira do Livro. Durante a inauguração, o Vereador da Acção Social da Câmara, José Cláudio Vital, aplaudiu o dinamismo da Fundação. A entrada em funcionamento da “nova valência de ATL, no início do novo ano lectivo, é uma prova desse importante alargamento de horizontes”. A funcionar, desde 8 de Março, nas novas instalações, a Fundação Benjamim Dias Costa gere as valências de Creche (50 crianças), Jardim-de-infância (66) e ATL (15) e emprega 22 pessoas. Orçadas em 1 milhão e 100 mil euros, as obras de construção das novas instalações duraram cerca de 1 ano, faltando agora a criação de dois Parques Infantis e de um Parque de Jogos. O apoio financeiro da Câmara de Estarreja totaliza os 169 mil euros.