CAPELA DE SANTO AMARO: ESCAVAÇÕES ARQUEOLÓGICAS AVANÇAM

sexta, 26 de março 2004

Esta segunda feira, 29 de Março, têm início os trabalhos arqueológicos na Capela de Santo Amaro, freguesia de Beduído. O objectivo da investigação é obter um conhecimento mais profundo da história da Capela e do lugar onde está implantada. Os achados arqueológicos encontrados, em 2002, no decorrer das obras de recuperação do edifício acentuaram a confusão sobre a origem, idade e história da Capela, que se pensa ser datada do séc. XVII. LÂMINA DE SÍLEX A descoberta que mais curiosidade suscita é a lâmina de sílex talhado e retocado, de muito requinte e pormenor que apresenta indícios de desgaste por uso, segundo descrição de Catarina Silva, Bacharel em Arte e Restauro e membro da Comissão de Obras da Capela de Santo Amaro. A lâmina de indústria lítica, com 10 cm de comprimento, é datada como sendo da Idade do Cobre e terá cerca de 4 mil anos. Para Catarina Silva, este deverá ser o mais antigo testemunho arqueológico encontrado no nosso Concelho e sugere a existência de um povoamento do período calcolítico, Idade do Cobre, numa área muito próxima ou mesmo sob a Capela. SEPULTURAS Durante os trabalhos de remoção do piso da Capela com vista à colocação de um novo piso, foi ainda encontrado um antigo complexo de 16 sepulturas cuja data de construção não é conhecida. O tipo de técnica de construção corresponde às técnicas reconhecidas como usadas durante a Idade Média. Contudo, os enterramentos eram feitos sob e entre lajes de pedra. Ora, as sepulturas encontradas não apresentam qualquer tipo de tampa ou laje o que levanta interrogações. CAMPANHA ARQUEOLÓGICA A intervenção arqueológica vai ser efectuada por uma empresa da especialidade de Vila do Conde. A equipa responsável pelas prospecções e escavações é composta por 4 arqueólogos e um antropólogo, tendo como coordenador científico Carlos Brochado Almeida. A campanha arqueológica irá permitir uma investigação mais profunda do solo da Capela e do espaço circundante. Os trabalhos são financiados pela Câmara Municipal.