DESPORTO EM ALTA NAS FÉRIAS DA PÁSCOA

quarta, 07 de abril 2004

Durante as férias escolares da Páscoa, o Concelho de Estarreja é o palco de um conjunto de actividades desportivas envolvendo centenas de crianças e jovens. O Concelho será a capital distrital do Futebol Juvenil com torneios nas Vilas de Estarreja e Avanca e promove a competição saudável junto das crianças participantes no projecto “Escolinhas”, da Escola Municipal de Desporto. "ESCOLINHAS" APRENDEM COMPETIÇÃO SAUDÁVEL No Pavilhão Municipal de Estarreja, a EMDE – Escola Municipal de Desporto de Estarreja promove a prática de Actividades Físicas e Desportivas destinadas às crianças envolvidas no projecto “Escolinhas”. Sensibilizar as crianças para as várias modalidades desportivas e actividades físicas tendo por base a dinâmica de grupo, o cumprimento de regras sociais e educação pela cidadania e a competição, desenvolvendo atitudes saudáveis perante a vitória e a derrota, é a meta a alcançar. A educação através do Desporto é uma das mais valias da EMDE que, com projectos como o “Escolinhas”, contribui para o desenvolvimento global e harmonioso da criança, nas facetas física, intelectual, emocional e social, assim como para a sua formação cívica. As actividades propostas pela EMDE proporcionam a todas as crianças oportunidades de participar, de forma regular, em actividades desportivas e de viver experiências agradáveis, fazer novos amigos, aprender novas habilidades, adquirir hábitos de autodisciplina e persistência e aprender a cooperar e a competir com lealdade. Programa 6 e 7 de Abril 10H00 – Início das Actividades da Manhã 1. Reunião das várias turmas de escolinhas e apresentação dos alunos; 2. Explicação breve do decorrer das actividades; 3. Actividades de recreação e lazer; 4. Jogos de competição: basquetebol, futebol e outros (com adaptações para as crianças dos 4/6 anos de idade); 11H00 – Lanche Partilhado 5. Algumas regras sociais e dinâmica de grupo: identificação e aceitação dos pares menos semelhantes; 6. Actividades livres; 7. “Construção” do local de almoço no Parque das Merendas; 12H30 – Almoço Partilhado 14H00 – Início das Actividades da Tarde 8. Jogos de destreza: desenvolvimento da força, flexibilidade, velocidade, resistência aeróbia, coordenação motora e equilíbrio; 9. Actividades de recreação e lazer; 10. Jogos de competição: basquetebol, futebol e outros (com adaptações para as crianças dos 4/6 anos de idade). 16H00 – Lanche Partilhado 16H30 – Encerramento das Actividades FÉRIAS DA PÁSCOA COM FUTEBOL JUVENIL TORNEIO “VILA DE ESTARREJA” O 6º Torneio de Futebol Juvenil “Vila de Estarreja”, no escalão de Escolas (Fut7), vai realizar-se entre os dias 7 a 10 de Abril, no Estádio do CDE – Clube Desportivo de Estarreja. Destinada ao escalão de Escolas (atletas nascidos em 1993), a competição é uma organização conjunta do Departamento de Futebol Juvenil do CDE e da Câmara Municipal de Estarreja. A abertura oficial do Torneio e recepção às equipas convidadas decorrerá na Sessão Solene agendada para o dia 8 de Abril, às 18 Horas, no Edifício dos Paços do Concelho. A 6ª edição conta com a presença de oito equipas que serão repartidas em duas séries de quatro equipas cada: Série A: FC Porto, CDE, Estrela de Sto André, S.C. Beira Mar Série B: Boavista F.C., A.D. Taboeira, A.A. de Coimbra, S.C. Salgueiros O Torneio será disputado em 3 fases. 1ª Fase: Campeonato por pontos, dentro de cada série (todos contra todos); 2ª Fase: Apuramento dos finalistas (meias finais) 3ª Fase: Classificação Final Programa dos jogos: 1º FASE 8 Abril 10H30 Porto – Beira Mar Boavista – Salgueiros 11H30 CDE – Sto André Taboeira – Coimbra 15H00 Beira Mar – CDE Salgueiros – Taboeira 16H00 Sto André – Porto Coimbra – Boavista 9 Abril 10H30 Porto – CDE Boavista – Taboeira 11H30 Coimbra – Salgueiros Sto André – Beira Mar 2ª FASE 9 Abril 15H30 1º Classificado Série A X 2º Classificado Série B 15H30 1º Classificado Série B X 2º Classificado Série A 3ª FASE 10 Abril 9H30 Jogo 13: 4º Classificado Série B (1ª fase) X 4º Classificado Série A (1ª fase) Jogo 14: 3º Classificado Série A (1ª fase) X 3º Classificado Série B (1ª fase) 10H30 Vencido do Jogo 13 X Vencido do Jogo 14 11H30 Vencedor do Jogo 14 X Vencedor do Jogo 13 Serão atribuídas Taças a todas as equipas participantes e distribuídos os seguintes Troféus: Prémio Individual Fair Play Melhor Marcador Guarda – Redes menos batido Equipa mais correcta TORNEIO "DR. EGAS MONIZ" No Complexo Desportivo de Avanca, nos dias 9 e 10 de Abril, a Associação Atlética de Avanca realiza, com o apoio da Autarquia, o II Torneio de Futebol Juvenil (Sub 11) Dr. Egas Moniz. Estarão presentes 8 clubes da região de Aveiro divididas em 2 séries: Série A: Avanca, Feirense, Oliveirense e Ovarense Série B: Beira Mar, Sanjoanense, CDE e Loureiro Calendário de Jogos: 9 Abril Série A 09H00: Avanca – Ovarense 10H00: Oliveirense – Feirense 11H15: Avanca – Feirense 15H30: Oliveirense – Ovarense 16H45: Avanca – Oliveirense 17H45: Feirense – Ovarense Série B 09H00: CDE – Loureiro 10H00: Beira Mar – Sanjoanense 11H15: CDE – Beira Mar 15H30: Sanjoanense – Loureiro 17H45: Sanjoanense – CDE 10 Abril 09H00: Apuramento para 8º e 7º lugares 6º e 5º lugares 10H00: 4 e 3º lugares 11H15: FINAL Com o intuito de divulgar o património cultural de Avanca, a Atlética promove uma visita à Casa Museu Egas Moniz, no dia 9, após um almoço convívio entre os jovens participantes.