CONGRESSO DA RIA: ANUNCIADO NOVO MODELO DE GESTÃO DA LAGUNA

terça, 27 de abril 2004

A criação da entidade gestora da zona lagunar mobilizou as atenções do I Congresso da Ria de Aveiro, promovido pela AMRIA – Associação de Municípios da Ria de Aveiro, que teve lugar nos dias 22, 23 e 24 de Abril. O Primeiro-Ministro, Durão Barroso, anunciou a criação do Gabinete para a Gestão Integrada da laguna, um serviço do Estado, dirigido por um Director Geral. A nova entidade, cuja sede será em Aveiro, terá um conselho consultivo constituído pelas Câmaras Municipais da AMRIA, pela Universidade de Aveiro e associações empresariais e ambientais. Os principais objectivos desta nova entidade são a requalificação ambiental, divulgação da imagem e potencialidades da Ria, a articulação das políticas municipais e a concepção de projectos ambientais. Sobre o modelo de gestão da zona lagunar, o Presidente da Câmara de Estarreja, José Eduardo Matos, referiu que até agora “o Estado não fez nem deixou fazer. Alguém tem de mandar e de fazer! A Gestão da Ria deve ser feita com os Municípios e com outra entidades parceiras, enfim, com a Gente da Ria. Mas tem é de ser feita, com urgência, com funções executivas, com meios financeiros, com autonomia dentro do MCOTA (Ministério das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente), com recursos humanos e técnicos e de forma integrada, sediada aqui”. Unir@Ria No decorrer dos trabalhos foi apresentado o Plano Intermunicipal de Ordenamento da Ria de Aveiro – Unir@Ria. O documento engloba várias dezenas de projectos nos vários concelhos da região abrangendo uma área de intervenção de 680 km2. Este é o primeiro plano de ordenamento intermunicipal do país, abrangendo a zona lagunar de Aveiro. Ao todo, estão em causa 156 projectos. Para Estarreja está prevista a recuperação, valorização e enquadramento paisagístico do Cais da Ribeira da Aldeia, Pardilhó, e do Cais da Ribeira do Mourão, Avanca. O plano defende a criação de “Portas da Ria” (unidades de informação e apoio aos turistas e visitantes). Em Estarreja irão existir duas “Portas da Ria” na Ribeira da Aldeia e no futuro nó do IC1. Constituição da GAMA No segundo dia de trabalhos foi formalmente constituída a GAMA – Grande Área Metropolitana de Aveiro. Os 12 Municípios que integram a GAMA assinaram a escritura pública que assinala a criação da instituição. No fecho dos trabalhos, a representar Estarreja no Sarau Cultural, que reuniu grupos de todos os municípios pertencentes à AMRIA, esteve o Grupo de Música Popular Portuguesa os “A Pard’ilhós”.