SITE ULTRAPASSA AS 100 MIL VISITAS: E-GOVERNMENT É APOSTA DA AUTARQUI@

terça, 25 de maio 2004

O Governo Electrónico Local é uma das peças chave da Câmara Municipal de Estarreja na aproximação ao Munícipe. Cada vez mais, o Município aposta na qualidade da relação electrónica com os estarrejenses. O executivo considera fundamental a existência de uma estratégia municipal de E-government. O site oficial da Autarquia, www.cm-estarreja.pt, foi recentemente reformulado e dispõe de novos serviços destinados ao Munícipe para além de constituir um meio privilegiado de divulgação das actividades, acções e projectos concelhios. Em Maio, a página ultrapassou as 100 mil visitas. Nesta reformulação do site, procurou-se aumentar a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos. O website autárquico fornece informação útil, actualizada e de fácil acesso e dispõe de interacção com o cidadão através do download de formulários relativos aos serviços. No Balcão Virtual da página, o visitante pode aceder a actas, editais, regulamentos e requerimentos. A publicação de informação rápida, com conteúdos actualizados diariamente, e a disponibilização de serviços on-line são as principais vantagens da página. Por outro lado, o utilizador pode expressar a sua opinião, sugestão ou reclamação ou pedir informações através de uma rede de endereços electrónicos dos vários serviços camarários, incluindo o E-mail directo do Presidente da Autarquia, presidente@cm-estarreja.pt. A todos os email’s é dada a devida atenção. No horizonte estão novos serviços a implementar. Com a criação do GAME – Gabinete de Apoio ao Munícipe, nos Paços do Concelho, será criada um novo serviço de acesso a documentação e informação. Ou seja, interagindo com o “Balcão Virtual” da página da Autarquia, serão disponibilizados na Internet todos os requerimentos e formulários e informação para tratamento dos assuntos que o munícipe pretenda resolver. Novos serviços: SMS e Newsletter Para que a informação chegue ao cidadão de forma completa e flexível, a Autarquia decidiu apostar em canais diferenciados de comunicação. Numa acção inovadora, a Câmara inaugurou a Agenda Cultural e Desportiva transmitida via SMS. Sempre que se realizar um evento no Concelho, a mensagem de aviso chega ao telemóvel do munícipe que solicitar o serviço através do endereço: comunicacao@cm-estarreja.pt. Outra componente desta relação electrónica é a Newsletter Mensal da Autarquia. Os interessados podem inscrever-se na Mailing List no Site da Autarquia para receberem a Newsletter. A primeira será enviada no final deste mês. Sites específicos Tendo em vista atingir públicos específicos, a Autarquia promoveu a criação dos sites da Escola Municipal de Desporto e do Espaço Internet. Em www.emd-estarreja.com, o visitante fica a par dos programas implementados pela Escola de Desporto, obtém diversas informações sobre o calendário de actividades e formas de participar. Para os adeptos das novas tecnologias, o site www.ei-estarreja.com tem ao dispor informação sobre projectos e formação na área, para além das notícias respeitantes ao Espaço Internet situado na Vila de Estarreja. Painéis electrónicos informativos No âmbito do Projecto “Aveiro – Digital”, a Autarquia promove o programa PIAR – Projecto de Informação através de RDIS, que visa a instalação de 7 painéis electrónicos informativos, no Concelho. Estes equipamentos – concebidos para satisfazer um conjunto diversificado de necessidades, nos variados sectores de serviços, desde os culturais e desportivos passando pelos administrativos até à informação de emergência – destinam-se principalmente à afixação de informações de utilidade pública, como por exemplo a execução de uma empreitada ou a divulgação de um determinado evento. Site da Câmara no Ranking Nacional Realizada pelo Departamento de Sistemas de Informação da Universidade do Minho, a investigação, qualitativa e quantitativa, sobre o universo dos sites das Câmaras Municipais, intitulada “Ranking Gávea/Inter.face 2002” e publicada em 2003, posiciona a página da Câmara estarrejense, num universo de 308 casos, num honroso 30º lugar, do nível 3, a que correspondem os ”Web sites que dispõem de interacção entre a câmara municipal e o cidadão através do download de formulários relativos aos serviços”. O estudo elaborado por uma equipa da Universidade do Minho faz uma avaliação à qualidade da relação electrónica entre os municípios portugueses e os cidadãos bem como o impacto que esta ferramenta causa junto dos respectivos públicos e avaliar a maturidade dos Web sites municipais. Este estudo secunda um primeiro sobre “A Presença das Câmaras Municipais na Internet“ realizado em 2001. Para os autores do estudo, Leonel dos Santos e Luís Alfredo do Amaral, o ranking “permite a avaliação da maturidade do governo electrónico local, uma vez que o nível de maturidade está fortemente relacionado com o desenvolvimento tecnológico e organizacional (…)”. A Câmara Municipal de Estarreja sente-se honrada com este reconhecimento por parte do meio académico na medida em que a sua política comunicacional assenta na proximidade da Autarquia ao munícipe sendo o E-governement, ou governação electrónica, uma das maiores apostas do executivo estarrejense que possibilita, a todos quantos o desejem, aceder ao balcão virtual da Autarquia para consulta de actas, regulamentos e editais, “Falar com o Presidente” e acompanhar a vida do Município sem que para tal necessitem de se deslocar à Câmara. Por outro lado, este estudo foi realizado antes da remodelação da página da Autarquia estarrejense sendo de realçar que, desde então, as alterações introduzidas melhoraram a qualidade de serviços disponibilizados ao munícipe. A fasquia dos 100 mil visitantes indica que este é o “caminho electrónico” a seguir. A frequência de visitas é o reconhecimento da qualidade do site, por parte dos principais interessados, os Cidadãos.