DIA MUNDIAL DA CRIANÇA: 1750 CRIANÇAS PASSAM UMA MANHÃ DIFERENTE

segunda, 31 de maio 2004

Esta terça feira, 1 de Junho, 1750 crianças dos Jardins-de-infância e Escolas do 1º Ciclo do Concelho de Estarreja vão comemorar o dia que lhes é dedicado. Em simultâneo, irão decorrer duas iniciativas. Numa organização conjunta da Câmara Municipal de Estarreja e do Centro Recreativo de Estarreja, os Agrupamentos de Pardilhó e Estarreja “entram em campo” no Estádio do CDE. Em Avanca, a diversão estará centrada no Complexo Desportivo da Associação Atlética de Avanca numa iniciativa organizada pelo Agrupamento de Escolas de Avanca e apoiada pela Autarquia. Os mais pequenos vão passar uma manhã em cheio com actividades lúdicas, desportivas e recreativas, jogos tradicionais, insufláveis, oficinas, animadores, palhaços e lanche. A festa dos mais novos começa às 09H30. Declaração Universal dos Direitos da Criança 1. Direito à igualdade sem distinção de raça, nacionalidade ou religião 2. Direito a protecção especial para o desenvolvimento físico e mental 3. Direito a um nome e uma nacionalidade 4. Direito a alimentação, casa e cuidados médicos adequados 5. Direito a cuidados e educação especiais em caso de deficiência físicas ou mentais 6. Direito a compreensão por parte dos pais e da sociedade 7. Direito a receber educação gratuitamente 8. Direito a receber ajuda em primeiro lugar em caso de acidente 9. Direito a protecção contra o abandono ou exploração 10. Direito à educação no espírito de solidariedade, compreensão, amizade e justiça entre os povos.