CONCURSO VARANDAS FLORIDAS: RESULTADOS APURADOS

terça, 03 de agosto 2004

“Vamos fazer com que o Concelho floresça. Vamos colorir janelas e varandas, personalizar portas e entradas, distinguir átrios e praças. Vamos colorir Estarreja”. A 10 de Maio a Câmara Municipal de Estarreja lançou este desafio a todos os munícipes numa iniciativa que designou operação «Florir Estarreja». A autarquia foi a primeira a dar o exemplo colocando as conhecidas sardinheiras nas varandas do Edifício dos Paços do Concelho e outras espécies florais nas entradas e janelas dos edifícios camarários. O Concurso foi aberto a todos os moradores e/ou comerciantes e as inscrições decorreram nas Juntas de Freguesia e na Câmara Municipal entre os dias 10 a 25 de Maio. Cada participante pode concorrer com o número de janelas e/ou varandas floridas que entendeu. De entre os vencedores das 7 freguesias, o júri escolheu o vencedor do prémio “Estarreja, um Jardim à Beira Ria plantado – Concurso Janelas e Varandas Floridas”, a integrar nas Festas do Concelho. Esta iniciativa contou com a adesão, que no próximo ano se espera maior, de 12 concorrentes das freguesias do concelho. O jurí, constituido por 1 elemento do Executivo, 1 elemento da Divisão de Saneamento, 1 elemento da Equipa de Jardinagem da autarquia e 1 consultor Arquitecto Paisagísta considerou na sua votação itens como o estado fitossanitário, a densidade de floração, a harmonia do conjunto floreira e a harmonia do conjunto a concurso tendo deliberado atribuir o 1º lugar a Maria Odete Miranda Tavares da rua Padre António Maria de Pinho - Beduído tendo observado que “ não obstante se tratar de um pequeno logradouro enfeitado só com sardinheiras, apresenta-se florido e com gosto”, o 2º lugar a Maria Odete Silveira Ferreira de Adou de Cima- Salreu e o 3º lugar a Maria dos Anjos Ferreira da Silva da Rua Prof. Saavedra Guedes - Pardilhó. A Câmara Municipal procederá em breve, em data a indicar, à entrega dos prémios e lembranças a atribuir a todos os concorrentes.