NOVA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE ESTARREJA: REGULAMENTO APROVADO

quarta, 11 de agosto 2004

Após a aprovação pela Câmara, o Regulamento da Biblioteca Municipal de Estarreja será agora submetido à apreciação da Assembleia Municipal de Estarreja. O documento define a natureza e especificidade funcional da Biblioteca enquanto serviço e equipamento municipal, as suas finalidades e objectivos gerais, as suas estratégias de acção fundamentais, bem como as suas regras de utilização. A inaugurar em Setembro, a Biblioteca é um serviço público de natureza cultural, informativa, lúdica e educativa do Município que integra a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas. De acordo com o Regulamento, o equipamento tem como finalidades a promoção da educação, da cultura, da informação e do lazer em torno do livro e da leitura, de modo tendencialmente gratuito e universal. A Biblioteca vai facultar à população do Município o acesso a livros, publicações periódicas, documentos audiovisuais e opto-electrónicos e outros tipos de documentação nos mais variados suportes, que contemplem todas as áreas do saber, da actividade literária e artística, assim como abrangentes e variadas fontes de informação, através de colecções devidamente organizadas, regularmente ampliadas e actualizadas segundo critérios generalistas que visam satisfazer o mais variado leque de públicos possível. Entre outros objectivos gerais, o novo equipamento pretende valorizar e difundir o património documental do Município através da constituição de um Fundo Local e Regional. Das actividades a desenvolver pela Biblioteca destacam-se a actualização regular do fundo documental; a promoção de colóquios, conferências, sessões de leitura, encontros com escritores, cientistas e artistas, exposições e outras actividades de animação cultural; edição de publicações e criação de pólos da Biblioteca. As áreas funcionais de acesso ao público são as seguintes: Recepção/ Atendimento destinado ao empréstimo e devolução Área de Exposições Secção de Adultos Secção de Periódicos Secção Áudio – Vídeo e Multimédia Secção Infanto – Juvenil Sala Polivalente Jardim A Biblioteca destina-se directamente aos residentes no Município de Estarreja, contudo podem também solicitar Cartão de Leitor outros cidadãos interessados. A admissão como utilizador faz-se por inscrição gratuita.