SINISTRALIDADE RODOVIÁRIA: MENOS ACIDENTES E VÍTIMAS EM ESTARREJA

quinta, 12 de agosto 2004

A Comissão Distrital de Segurança Rodoviária de Aveiro (CDSS) apresentou, em reunião decorrida na última quarta feira, 11 de Agosto, o balanço da sinistralidade rodoviária no Distrito no 1º semestre de 2004. O Concelho de Estarreja apresenta uma diminuição nos números de acidentes com vítimas. Os números do Concelho de Estarreja Na análise aos elementos estatísticos referentes ao 1º semestre de 2004 registaram-se 9 acidentes dos quais resultaram 1 morto e 10 feridos graves. Houve uma ligeira descida comparando com o mesmo período de 2003, ano em que os 10 acidentes ocorridos provocaram 3 vítimas mortais e 13 feridos graves. Relativamente à localização dos acidentes, 6 (+3 do que em 2003) ocorreram dentro das localidades e 3 (- 4 do que em 2003) fora das localidades. Quanto à natureza dos acidentes, 4 resultaram de colisão, 2 de despiste, 1 de atropelamento e 2 de outras não identificadas. As causas prováveis prendem-se com a velocidade excessiva (2), o desrespeito pelas regras de cedência de passagem (2), as ultrapassagens perigosas (1), o desrespeito pela sinalização (1) e outras (3). De salientar que não existem registos de acidentes provocados pela condução sob efeito do álcool e os casos de velocidade excessiva diminuíram em relação a 2003 (6). Os números no Distrito Em termos distritais, nestes primeiros 6 meses do ano registaram-se 151 acidentes (+ 1 do que em 2003) onde morreram 41 pessoas (+ 3 do que em 2003) e 130 ficaram feridas (- 20 do que em 2003). Foi dentro das localidades onde aconteceram a maior parte dos acidentes (69,53%). Os concelhos onde se verificaram mais acidentes com vítimas foram Aveiro (25), Santa Maria da Feira (20) e Águeda (17). A natureza dos acidentes está relacionada com colisões (49%), despistes (29,80%) e atropelamentos (17,88%). A velocidade excessiva (37,08%) e o desrespeito pelas regras de cedência de passagem (15,89%) foram os principais causadores de acidentes. Nas conclusões do relatório de análise aos dados estatísticos sobre a sinistralidade rodoviária verificada no 1º semestre de 2004 no Distrito de Aveiro, a CDSS diz que “facilmente se conclui que a origem dos acidentes está, sobretudo, no comportamento humano, destacando-se, de entre todas as causas prováveis, a velocidade excessiva”. Por isso, quando se fala em diminuir o número de acidentes rodoviários e de vítimas, “não podemos nunca esquecer que tal só se alcançará quando conseguirmos alterar os comportamentos dos condutores, levando a que estes pratiquem uma condução defensiva”, alerta a CDSS.